sábado, 5 de janeiro de 2008

Identidade judaica em Florianópolis

SCHUCMAN, Lia Vainer. Produção de sentidos e a construção da identidade judaica em Florianópolis. Florianópolis, Santa Catarina, UFSC/ Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Dissertação de mestrado em Psicologia. Inclui bibliografia. Defesa em março de 2006. 118 páginas.


Link:
http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0224.pdf

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender os diferentes sentidos atribuídos a "ser judeu" no contexto Florianopolitano. Para entender de que forma se constitui uma identidade judaica nesta cidade, utilizei o referencial teórico da psicologia sócio-histórica sobre constituição de sujeito e identidade, e também uma revisão histórica sobre identidade judaica. Para a coleta de informações utilizei dos recursos de observação participante, depoimentos e entrevistas de sujeitos judeus freqüentadores da Associação Israelita Catarinense. Os resultados da pesquisa apontam para uma re (criação) do judaísmo de acordo com os interesses desta coletividade em especifico estando diretamente relacionado às apropriações dos significados convencionais do judaísmo e da produção de novos sentidos para o que é "ser judeu" de acordo com as histórias de vida e das vivências afetivas, emocionais e intelectuais de cada sujeito que encontraram em Florianópolis a liberdade e a possibilidade de atuar, concretizar, e construir uma identidade judaica aberta para as características deste coletivo.

2 comentários:

  1. Eu sou um estudante judeu chegar a Florianópolis neste verão. Eu não consigo encontrar nenhuma informação sobre todas as organizações judaicas na ilha. Poderia me dar o site ou informações de contato de qualquer sinagogas ou organizações judaicas em Florianópolis? Muito, muito obrigado! Meu email address é joshua.j.brown @ rochester.edu.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber informações e contato de sinagogas ou organizações judaicas em Florianópolis?

    aclima65@gmail.com

    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir