Instituto Cultural Judaico Marc Chagall
Departamento de Documentação e Memória
Rua General João Telles, 329
2° andar Porto Alegre/RS
CEP 90035-121
mchagall_projetomemoria@yahoo.com.br
Fone: (51)3019-3100 ramal 34
Visite nosso site: www.cesup.ufrgs.br/marcchagall
O Instituto Cultural Judaico Marc Chagall inaugura seu website em caráter experimental
www.cesup.ufrgs.br/marcchagall
O website tem o objetivo principal de tornar disponível ao público o acervo do Departamento de Documentação e Memória do ICJMC, composto por fotos, documentos e depoimentos ou entrevistas de imigrantes judeus no Rio Grande do Sul e seus descendentes. O material disponível no ICJMC é muito rico, principalmente no que diz respeito a seu arquivo de História Oral, e tem servido como subsídio a diversos trabalhos acadêmicos, livros, vídeos e filmes. Através do site, pretende-se divulgar a existência deste acervo a um público mais amplo, que poderá ter acesso aos documentos de seu interesse na sede da Instituição.
Além de uma breve descrição da Instituição, o website contém a descrição do conteúdo de seu acervo e uma exposição virtual sobre a imigração judaica para as colônias agrícolas do estado do Rio Grande do Sul, no início do século XX. Inclui ainda uma relação de websites de museus e arquivos judaicos, fontes e resultados de pesquisas sobre judaísmo, no Brasil e no exterior.
A diretoria do ICJMC espera que o site repercuta positivamente entre os seus usuários, que resulte em contribuições na forma de doações de documentos e objetos da cultura judaica, trabalho voluntário e apoio financeiro para a digitalização do acervo de documentos e preparação para sua divulgação no site.
Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, a FAPERGS, a pesquisa “Coletividades Judaicas no Interior do Rio Grande do Sul: Passo Fundo e Santa Maria (1910-2005)”, sob a coordenação de Ieda Gutfreind, completou um ano no mês de agosto. Durante este período, foram realizados depoimentos com moradores e ex-moradores das cidades de Santa Maria, Passo Fundo e Erechim.
Outra comunidade contemplada pelo projeto é a de Passo Fundo. Ao todo foram realizados cinco depoimentos novos, além dos já alocados no ICJMC. Esther Bacaltchuk, Bernardo Arenzon, Daniel Viuniski, Sonia Baril e Jaime Freitag relataram suas memórias. No desenrolar da pesquisa, também foi fundamental a investigação da comunidade judaica de Erechim, que absorveu judeus provenientes de Quatro Irmãos; até o momento foram coletados depoimentos de Bella Silverston, Clarice Agronionik e Jaime Jocelevicius. O projeto ainda prevê pesquisas em outras comunidades do interior, contemplando cidades como Pelotas, Rio Grande e Cruz Alta. Além das entrevistas, foram coletados documentos escritos durante as visitas da coordenadora do projeto nas cidades.
Com os recursos alocados pela FAPERGS a esta pesquisa adquiriu-se um software para a digitalização dos catálogos do acervo documental e da biblioteca do ICJMC, que futuramente poderão ser consultados através da Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário