Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Museu Judaico do Rio de Janeiro e o Holocausto

O Museu Judaico (do Rio de Janeiro) também é um local de preservação da memória do Holocausto e homenagem aos sobreviventes, muitos deles vivendo hoje no Rio. Além da exposição permanente de objetos, fotos e papéis alusivos à tragédia (inclusive um uniforme de campo de concentração e uma estrela de Davi amarela, símbolo que os judeus europeus foram obrigados a usar nas roupas durante o nazismo), o Museu dispõe de biblioteca com mais de 300 títulos sobre o tema e realiza mostras periódicas e palestras sobre os acontecimentos.

Holocausto
http://www.museujudaico.org.br/museu.php

O Holocausto, ou Shoa, palavra que se tornou no século XX um paradigma do mal absoluto, designa o projeto de extermínio dos judeus europeus colocado em prática durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45) pelo Estado alemão. O regime nazista também planejou a eliminação de outros grupos considerados "inferiores" -- deficientes físicos e mentais, comunistas, ciganos, eslavos, intelectuais poloneses, homossexuais e segmentos católicos. Os judeus, contudo, foram o único grupo que o nazismo pretendeu exterminar até o último membro, com o emprego de todos os meios tecnológicos então disponíveis; até os últimos dias do conflito, recursos continuaram a ser desviados do esforço bélico alemão para perseguir a meta de tornar a Europa "livre de judeus". Cerca de seis milhões, inclusive um milhão e meio de crianças, foram assassinados.

O Museu Judaico do Rio de Janeiro dispõe de depoimentos e objetos de vítimas que emigraram para o Brasil. Se você participou dos trágicos acontecimentos, preste seu depoimento. O registro da experiência preservará sua memória para as gerações vindouras. O Museu também aceita doações de objetos e documentos relativos ou à Segunda Guerra ou ao movimento de sobrevivência judaica. Entre em contato conosco. Preservar é permitir que um maior número de pessoas conheça todo o horror dos fatos.

Textos sobre o Holocausto
http://www.museujudaico.org.br/nucleo-holocausto.php

Os arquivos abaixo são protegidos por copyright. Eles estão em pdf e podem ser vistos com o programa Adobe Acrobat. Caso você não tenha o programa por favor clique aqui para copiá-lo.

• Homenagem aos mártires do Holocausto
• Levante do Gueto de Varsóvia
• Berlim inaugura memorial para judeus vítimas do Holocausto
fonte: swissinfo

Nenhum comentário: