Desde o último dia 13 de dezembro os novos pesquisadores bolsistas/Fapesp do Projeto Arquivo Virtual sobre Holocausto e Anti-semitismo deram início as suas atividades junto ao LEER - Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação/USP. Cerca de 10 mil documentos estararão sendo identificados e digitalizados para compor este portal que é único.
Além de divulgar documentos inéditos que comprovam a posição política e anti-semita do governo brasileiro diante do Holocausto (1933-1948) e do drama que atingia milhares de judeus refugiados do nazi-fascismo, este projeto pretende também localizar, registrar e entrevistar os sobreviventes dos campos de concentração e os refugiados radicados no Brasil (primeira e segunda gerações). Cerca de 42 depoimentos em vídeo e 2 documentários serão produzidos pela TV USP, dirigidos pelo Prof. Dr. Pedro Ortiz e sua equipe.
As entrevistas estão sendo coordenadas pela Prof. Dra. Rachel Mizrahi que agendará os depoimentos com todos aqueles que estiverem interessados em registrar suas histórias de vida.
Através de nossos últimos estudos ficou evidente que existem nos arquivos brasileiros -- além dos arquivos históricos de Portugal, França, Itália, Alemanha, EUA e Israel -- um importante corpus documental que, certamente, poderá nos ajudar a compreender a dimensão da tragédia e o que realmente o Brasil sabia sobre o plano de extermínio arquitetado pela Alemanha Nazista e países colaboracionistas adeptos das práticas anti-semitas. Da mesma forma pretendemos disponibilizar aos pesquisadores e interessados em geral, a posição anti-semita do governo de Getúlio Vargas e de Dutra diante do Holocausto, assim como diante da Partilha da Palestina. Os documentos que atestam os milhares de vistos indeferidos pelo governo brasileiro aos judeus apátridas, das mais distintas nacionalidades, estão sendo identificados e sintetizados pela nossa equipe. Da mesma forma estaremos divulgando as ações humanitárias daqueles que ajdaram a salvar judeus cuja vida corria risco na Europa ocupada.
A partir desta data estamos lançando a corrente "Elos da Memória" aberta para receber informações sobre sobreviventes do Holocausto e todos aqueles que aqui chegaram como refugiados do nazi-fascismo. Seus nomes e histórias de vida serão registrados neste portal que estará on-line em julho /2008. No início de 2008, o projeto estará inaugurando sua sede, em espaço próprio no prédio de História, na Cidade Universitária da USP: um espaço dedicado à pesquisa e a escrita da memória da Shoá a partir de testemunhos e documentos existentes no Brasil.
Participe como colaborador ou patrocinador.
"Adote" um pesquisador !
[C/c malutucci@terra.com.br]
Fone USP: (11) 3091-3760 ou
FAX:(11) 5531- 2132
Coordenadora do Arquivo Virtual sobre Holocausto
O Brasil diante do Holocausto e dos refugiados do nazi-fascismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário