Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Follow by Email

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Imagem no judaísmo: aspectos do "aniconismo" identitário

História (São Paulo)
ISSN 0101-9074 versão impressa
História v.26 n.1 Franca 2007

DOSSIÊ: HISTÓRIA ANTIGA

Imagem no judaísmo: aspectos do "aniconismo" identitário

Ivan Esperança Rocha
Professor de História Antiga do departamento de História – Faculdade de Ciências e Letras de Assis – Unesp – 19806-900 – Assis/SP. E-mail: ierocha@uol.com.br

RESUMO

As fontes visuais ganham um espaço cada vez mais amplo entre as ciências humanas e sociais. Na historiografia considera-se sua capacidade de representar os imaginários sociais e de evidenciar as mentalidades coletivas, enriquecendo ou preenchendo vazios deixados pela documentação escrita. Na cultura judaica, no entanto, a imagem teve um tratamento muito particular, tornando-se um elemento distintivo de sua identidade. O que inicialmente tinha como intenção garantir o monoteísmo javístico acaba por definir um certo aniconismo que só muito recentemente foi superado.

Palavras-chave: Judaísmo, Monoteísmo, Haskalah.

Veja mais em:
ROCHA, Ivan Esperança. Imagem no judaísmo: aspectos do "aniconismo" identitário. História, 2007, vol.26, no.1, p.100-105. ISSN 0101-9074.

Nenhum comentário: