Arte e inquisição na península ibérica: a arte, os artistas e a Inquisição
Autora: Ribeiro, Benair Alcaraz Fernandes
Unidade: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)/USP
Área de concentração: História Social
Tese de Doutorado
Data de defesa: 01/03/2007.
Resumo: Esta tese estuda histórias de artistas e suas obras produzidas na Península Ibérica entre os finais do Século XV a meados do século XIX vinculadas à Inquisição Moderna. Nesse processo de longa duração o Tribunal do Santo Ofício expressou seus propósitos através da arte buscando legitimação e exaltação de seus feitos. Exerceu sobre os artistas e suas obras rigorosa vigilância e censura. Embora sujeitos ao austero controle do Santo Ofício e obedecendo a cânones estéticos e iconográficos impostos pelo Concilio de Trento, uma gama de artistas conseguiu escapar a essa "camisa de força" produzindo, em condições especialíssimas, em terras ibéricas ou no exterior, expressões de aversão, crítica e condenação ao Tribunal e sua nefasta atuação. Engloba as três tipologias: a legitimação, a exaltação e a aversão. Discute fundamentalmente o papel desempenhado pela Arte e pelos artistas em suas relações com o Tribunal do Santo Ofício na Idade Moderna.
Palavras-chave: Arte; Gravura; História Ibérica; Inquisição; Pintura.
Pesquisar este blog
Total de visualizações de página
Perfil
- Cláudia Andréa Prata Ferreira
- Rio de Janeiro, RJ, Brazil
- Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.
Meus Blogs
Translate
Seguidores
segunda-feira, 31 de março de 2008
Arte e inquisição na península ibérica: a arte, os artistas e a Inquisição
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário