Autor: Julius Guttmann
Páginas: 482
Sinopse: Esta é uma das mais profundas e abrangentes histórias da filosofia judaica jamais escritas. Até o seu aparecimento, houve obras sobre períodos singulares do curso do pensamento judeu - antigo, medieval e contemporâneo, mas nenhum tãomagistral como o de Julius Guttmann.
O judaísmo, diz o autor, não pode ser condensado em uma filosofia única, pois nunca oficializou uma tradição filosófica específica ou uma única tendência teológica ou interpretativa. Cada uma de suas doutrinas propõe e veicula uma imagem e uma idéia do judaísmo, na medida em que se confronta com os elementos básicos da cogitação e da experiência religiosa coletiva ou individual geradas pela revelação bíblica: Deus, a Torá como Lei e Ensinamento, e a história do povo de Israel.
Unindo o registro do historiador à análise do exegeta, o saber erudito ao rigor crítico, Guttmann desenvolve a sua investigação a partir das raízes na Escritura hebraica, em Filo de Alexandria e nos mestres do Talmud. Os elementos aqui organizados tornam A Filosofia do Judaísmo - com tradução primorosa para o português, de J. Guinsburg - um livro de consulta obrigatória para quem pretenda estudar ou versar o tema, em quaisquer termos. Embora produto de uma fase específica da vida cultural do povo judeu na Europa Ocidental e sobretudo na Alemanha, tem-se aqui um monumento duradouro da história do pensar filosófico judaico e de suas tentativas de elucidar a natureza do judaísmo e sua essência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário