Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sexta-feira, 21 de março de 2008

Para Curar um Mundo Fraturado: A Ética da Responsabilidade

Para curar um mundo fraturado: a ética da responsabilidade
Autor:
Jonathan Sacks
Editora: Sefer (São Paulo, SP)
Páginas: 354
Sinopse: Jonathan Sacks é uma das maiores autoridades contemporâneas em moral e autor de Uma Letra da Torá, publicado no Brasil pela Editora Sêfer.
Um dos conceitos mais característicos e polêmicos do judaísmo é sua ética da responsabilidade. Porque recebemos a dádiva da liberdade, é nosso dever honrar e engrandecer a liberdade de outros. Nenhuma outra geração foi tão estimulada a acreditar que a única fonte de significado é a satisfação das necessidades individuais. O Rabino Sacks mostra aqui o profundo engano contido nessa crença. A ética diz respeito à vida que vivemos em conjunto, ao bem que só existe quando compartilhado.
A argumentação construída pelo Rabino Sacks expõe a dimensão do seu comprometimento com a condição humana e reflete a riqueza do seu conhecimento. Ele fala de Sigmund Freud ou Karl Marx com a mesma autoridade com que cita e comenta a Bíblia Hebraica. Para Curar um Mundo Fraturado é seu chamado à sociedade para que caia em si, para que volte à razão.


Nenhum comentário: