Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

quinta-feira, 13 de março de 2008

Áustria: pelas vítimas do nazismo

Mais de 80.000 velas foram acesas nesta quarta-feira em homenagem às vítimas do nazismo, na Heldenplatz (praça dos Heróis) em Viena (Áustria), onde seus antepassados celebraram a ocupação nazista do país, há 70 anos. A vigília silenciosa foi um dos atos da semana de eventos alusivos à anexação da Áustria pela Alemanha nazista.

Apesar da discussão se os austríacos foram vítimas ou cúmplices do nazismo, a idéia da vigília foi simbolizar os 80.000 austríacos mortos pelos nazistas, sendo 65.000 judeus.

Em pesquisa divulgada nesta semana, 60% dos austríacos disseram não gostar de falar do passado nazista. Numa sessão parlamentar nesta quarta-feira, líderes governistas alertaram contra a tentação de minimizar o papel da Áustria na história nazista - ainda mais num momento em que um quarto dos jovens, segundo essa pesquisa, anseiam por "um líder forte".

Extraído de:
Revista Veja, edição 2051, 12 de Março de 2008.

Nenhum comentário: