Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sábado, 26 de abril de 2008

Exílio e Literatura: Escritores de Fala Alemã durante a Época do Nazismo

EXÍLIO E LITERATURA: Escritores de Fala Alemã durante a Época do Nazismo

A autora Izabela Maria Furtado Kestler é professora do Departamento de Letras Anglo-germânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Resumo: O Brasil recebeu número expressivo de exilados provenientes da Alemanha nazista e da Áustria, estimados em cerca de 16 mil; entre eles, muitos intelectuais e escritores, que produziram obras sobre o Brasil ou nele inspiradas. Izabela Kestler resgata a história do Brasil entre 1933 e 1945, apresentando um panorama bibliográfico sobre os escritores e jornalistas exilados no país, e uma pesquisa sobre a literatura do exílio. Inicia o volume um painel sucinto de nossa história entre 1930 e 1945, considerando em especial as relações políticas e econômicas entre o Brasil e a Alemanha. A seguir, apresenta as trajetórias biográficas dos escritores e intelectuais aqui exilados, e a descrição das atividades políticas antinazistas de vários grupos. A literatura do exílio propriamente dita e a literatura produzida pelo impacto do exílio é analisada ao final, com a apresentação de um panorama geral dos livros publicados aqui em alemão, francês e português e a análise das obras de Stefan Zweig, Ulrich Becher e Hugo Simon.

Nenhum comentário: