Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sábado, 12 de abril de 2008

Presença Judaica em Pernambuco (Base de Dados)

No site www.fundaj.gov.br podem ser encontrados trabalhos relacionados ao judaísmo.

Primeiro, entre no site da Fundação Joaquim Nabuco:

Quando abrir a página principal, clique em pesquisa escolar. Então vai abrir o alfabeto. Se clicar na letra c aparecem vários textos, entre os quais, Cemitério dos Judeus - Recife, Cemitério Judeu - Primeiro das Américas e Culinária Judaica Na letra c tem ainda Coelhos (bairro) que traz informações sobre a comunidade judaica. Na letra p tem-se a Praça Maciel Pinheiro, e a histórica presença de judeus nela depois da II Guerra. Se clicar na letra s poderão acessar Sinagoga Kahal Zur Israel e Sinagoga Israelita do Recife. São vários textos publicados que abordam, direta ou indiretamente, a importante presença dos judeus na cidade do Recife.

O Pesquisa Escolar é bastante acessado no Brasil e no exterior. Trata-se de uma base de dados permanente, onde entram trabalhos novos todos os meses. Essa é uma pesquisa do Instituto de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco, coordenada pela Biblioteca Blanche Knopf. Essa base de dados tem sido utilizada por doutorandos, mestrandos, pesquisadores e professores, de um modo geral.

Nenhum comentário: