Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Fotógrafo registra comunidades judaicas em diferentes países

da Folha Online, em 16/05/2008.


Comunidades judaicas em diferentes países foram registradas pelas lentes do fotógrafo e físico Michel Gordon durante suas viagens ao Irã (2001 e 2006), Líbano, Egito, Marrocos, Tunísia, Uzbequistão, Turquia e Azbequistão.


A idéia de fotografar judeus surgiu naturalmente. Gordon acompanhou o conflito israelo-palestino e a guerra entre dois povos primos: os árabes e os judeus. Neste videocast especial sobre viagens acompanhe como foi o processo de seleção do material do fotógrafo.


Fazendo um retrospecto de todos os lugares que visitou, Gordon diz que a religião não era a característica mais predominante nas comunidades. "Outros pontos eram mais interessantes, como, por exemplo, a arquitetura da região e o canto do 'muezzin' chamando para a reza na mesquita", explica o fotógrafo.


Em alguns dos países visitados, Gordon diz que quase não existem mais comunidades judaicas. No Egito, por exemplo, há uma comunidade com apenas cem judeus. Na Síria, os poucos que vivem por lá são prisioneiros de uma ditadura, mas isso não significa que eles sofram algum tipo de anti-semitismo. Na Tunísia, o diferencial é que os judeus são protegidos pela polícia.


Uma característica importante de todas essas comunidades é que todas seguem a liturgia judaica com bastante afinco. A sinagoga é um ambiente de encontro para este povo que, além das rezas, colocam em dia os acontecimentos do cotidiano.



Leia mais:


Nenhum comentário: