- OLIVEIRA, Maria Clara Castellões de. A tradição interpretativa de rabinos e cabalistas, a crítica literária e a tradução. IN: Revista Ipotesi. Revista de Estudos Literários. Publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Ano 2002. Volume 06. Número 02. p.117 -130.
- OLIVEIRA, Maria Clara Castellões de. A TRADIÇÃO INTERPRETATIVA DE RABINOS E CABALISTAS, A CRÍTICA LITERÁRIA E A TRADUÇÃO (13 páginas)
BIOGRAFIA RESUMIDA (OLIVEIRA, Maria Clara Castelhões de)
- Professora-adjunto do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Juiz Fora (UFJF), do qual foi chefe, entre abril de 1994 e março de 1996, e do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado em Teoria da Literatura, da mesma universidade.
- Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFJF, desde julho de 2004.
- Affiliate research student da University College London (UCL), na Inglaterra, durante o ano de 1997, tendo trabalhado sob a supervisão do Professor Michael John Worton.
- Doutora em Letras: Estudos Literários, pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo obtido o título em 2000, ao defender a tese intitulada “O Pensamento Tradutório Judaico: Franz Rosenzweig em Diálogo com Benjamin, Derrida e Haroldo de Campos”, realizada sob orientação de Else Ribeiro Pires Vieira. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
- Mestre em Letras: Teoria da Literatura, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, tendo obtido o título em 1993, com a dissertação intitulada “O Leitor e a Decodificação Textual Paródica no Século XX”, realizada sob a orientação de Nancy Campi de Castro.
- Especialista em Inglês: Tradução, pela Universidade de São Paulo, tendo realizado o curso em 1983 e 1984.
- Graduada em Letras: Licenciatura em Português e Inglês e suas respectivas literaturas, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1980.
Nenhum comentário:
Postar um comentário