Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Follow by Email

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sábado, 26 de julho de 2008

Ensaios sobre o anti-semitismo contemporâneo: dos mitos e da crítica aos tribunais (Luis Milman)

Ensaios sobre o anti-semitismo contemporâneo: dos mitos e da crítica aos tribunais
Luis Milman
Editora:
Sulina
Resumo:
O livro é uma incursão crítica no preconceito e na ignorância ativa que emula o anti-semitismo. No Brasil, este preconceito e sua difusão chegaram ao Supremo Tribunal Federal (STF), levados por Siegfried Ellwanger — negacionista condenado por prática de racismo pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul — por força de um habeas corpus revelador da própria natureza dos artifícios dos quais se abastecem anti-semitas de todas as extrações, para que se auto-afirmem como anti-semitas dentro da legalidade. A análise da decisão do STF e de sua dimensão histórico-jurídica é parte central desta coletânea, assim como os ensaios sobre a multifacetada realidade do anti-semitismo contemporâneo, que em sua forma ideológica é objeto de escrutínio político, histórico e jurídico.
Com este livro, pretende-se atingir dois objetivos: primeiro, o de convidar à reflexão sobre formas de anti-semitismo contemporâneo, suas raízes e sua história; segundo, oferecer críticas não só de ordem política, conceitual e histórica, mas também de âmbito ético-jurídico, pois a demanda de Siegfried Ellwanger no STF, por exemplo, foi acolhida por três dos ministros do STF, com argumentos preocupantes. Enfim, trata-se de um trabalho informativo e reflexivo, que se propõe ao debate intelectual em todas as suas dimensões.

Veja ainda outro título do autor:
Neonazismo, Negacionismo e Extremismo Político

Nenhum comentário: