Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Celebrando 100 Anos da Imigração Judaica na Era Moderna

A CJB celebrando 100 Anos da Imigração Judaica na Era Moderna


A chegada dos judeus do leste europeu na primeira década do século XX inaugurou a coletividade judaica moderna do Brasil.


No mesmo lugar onde os navios começaram a desembarcar os imigrantes judeus que vinham para o Rio, para São Paulo ou para as colônias no Rio Grande do Sul celebraremos um shabat inesquecível.


Oriundos da Bessarábia, Ucrância, Polônia, Lituânia e Romênia esses imigrantes abririam caminho para as futuras levas de judeus da Europa e dos países árabes que constituem a coletividade judaica de nossa era.


Eles trouxeram consigo o desejo de se estabelecer e rapidamente semearam as primeiras instituições sociais, benemerentes e políticas que serviriam de alicerce ao que hoje é a comunidade judaica do Rio e do Brasil.


Presença das Escolas

Liessin-Scholem e Eliezer-Max


Com exposição do trabalho de alunos sobre a imigração e a descendência de suas famílias. Participação musical das crianças.


Parte do serviço será realizado com liturgia e canções do iídiche em homenagem aos imigrantes.


O lugar tem estacionamento e terá segurança.


DIA 7 DE NOVEMBRO, SEXTA, AS 19:00 HS


Entrada na Praça Mauá, local do embarque dos transatlânticos, Antigo Touring


Aberto ao público


Nenhum comentário: