Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

domingo, 9 de novembro de 2008

INFORME FIERJ ESPECIAL – Kristallnacht

INFORME FIERJ ESPECIAL – Kristallnacht


FIERJ ESPECIAL fierj-presidente@fierj.org.br, em 08/11/2008.


(...)

Convidamos a Comunidade e a todos os interessados para assistir a um documentário inédito feito pelo nosso Departamento de Comunicação pelos 70 anos da Noite das Vidraças Quebradas, a Kristallnacht.


O documentário é fruto de dois anos de pesquisas de imagens e digitalização. Conseguimos reunir um número sem precedentes de imagens dos dias 9, 10 e 11 de novembro de 1938, mais de 10 minutos de fotos e filmes, pemitindo ter uma nova leitura sobre o que aconteceu com nossos irmãos na Alemanha, Áustria e Tchecoslováquia.


De forma geral tudo que se encontra sobre a Kristallnacht se resume a uma ou outra foto bem "batida" e algumas linhas de texto e narração, como se fosse um episódio menor na história do Holocausto e não a marca trágica de seu início. Você verá um grande número de sinagogas atacadas, agora identificadas por nome ou localização, além de imagens impressionantes de milhares de homens judeus presos no dia 10, e a inequívoca primeira página do New York Times do dia 11 mostrando a tragédia em Viena.


Todas as instituições judaicas ou não que desejarem a cópia em DVD deste documentário podem solicitar através de ctv@fierj.org.br (gratuito).


Para ampliar sua divulgação ele já está disponível no YouTube antes da veiculação do programa, em alta qualidade e pode ser encontrado no link abaixo que você pode reenviar para seus amigos.


http://br.youtube.com/watch?v=dMm8mAghRr8


(...)


José Roitberg - Diretor de Comunidade na TV


Veja mais:

Kristallnacht 70 anos CTV especial (nov/2008)


Postagens:

Anti-semitismo

Holocausto

Holocausto e Anti-semitismo

Kristallnacht

LEER/USP

Nazismo

Nazismo e Holocausto

Nazismo no Brasil

Negacionismo

Neonazismo

Preconceito

Racismo

Revisionismo

Nenhum comentário: