Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

domingo, 7 de dezembro de 2008

Israel e a Paz no Oriente Medio: Uma luz no fim do túnel?

Israel e a Paz no Oriente Medio: Uma luz no fim do túnel?

Rattner, Henrique

Editora Nobel, 2008.

Henrique Rattner tem uma vivência grande dos problemas de Israel. Publicou diversos textos e falou sobre os problemas que o povo de Israel encontra em ter um Estado pondo fim à diáspora e ao judeu errante. Neste livro, analisa desde os antecedentes históricos que levaram os judeus a ser um povo disperso pelo mundo a sua ânsia de ver a possibilidade um Estado seu, depois do término da Segunda Guerra. Como interpretar, porém, essa política radical e contraditória dos países árabes e islâmicos em relação ao conflito palestino-israelense? Rattner nos explica, com sabedoria, esta questão. O autor analisa a situação dos territórios ocupados, as razões dos conflitos entre seus habitantes e analisa algumas maneiras de minorar o conflito entre as populações residentes no território do Estado de Israel. A realidade, porém, não é tão simples e este livro é leitura essencial para quem quer entender os conflitos ocorridos em Israel, desde sua fundação em 1948, até os dias atuais.


Capítulo do livro, clique aqui.


Sobre o Autor: Rattner, Henrique nasceu em Viena e depois de ter morado em diversos países, mudou-se para São Paulo. Trabalhou como professor de escolas judaicas, diretor do Lar das Crianças e envolveu-se também em outros trabalhos comunitários. Licenciou-se em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP.É pós-doutorado em Planejamento Urbano e Regional (MIT/EUA), mestre em Sociologia (USP), doutorado em Economia Política (USP). Foi professor convidado para ministrar a disciplina Meio Ambiente e Sociedade na abertura do curso MBA de Gestão Estratégica em Meio Ambiente da Fipt. Foi Consultor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, na Divisão de Economia e Engenharia de Sistemas de 2004 a 2006. É professor titular aposentado da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (São Paulo) e Faculdade de Economia e Administração (USP) e Professor Emérito da ECEME (Escola de Comando e Estado Maior do Exército). Foi coordenador dos Programas brasileiros LEAD, Prolides e Pronord da ABDL – Programas de Liderança e Desenvolvimento Sustentável no âmbito internacional, no Mercosul e no Nordeste. Publicou mais de 20 livros e mais de 300 artigos em revistas e jornais, nas áreas de política científica e tecnológica, economia e sustentabilidade.


Leia mais:

O Povo Judeu no limiar do século 21: crise ou continuidade (Henrique Ratter)

Israel – 60 anos (Henrique Rattner)

Israel e os Judeus no Mundo (Henrique Ratter)

A catástrofe (naqba, em árabe) dos Palestinos - ou um olhar para o outro lado do muro (Henrique Ratter)

Israel e os palestinos – uma luz no fim do túnel? (Henrique Ratter)

Israel no Oriente Médio (Henrique Ratter)

O conflito entre israelenses e palestinos - um pesadelo sem fim? (Henrique Ratter)

Sobre o conflito no Oriente Médio (Henrique Ratter)




Nenhum comentário: