Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Desilusão em Israel: ''Que o Vaticano abra os arquivos'


Os artigos sobre Estudos Judaicos e Israel sempre atualizados você encontra aqui.



O Globo (22/12/2009)


FSP (22/12/2009)


FSP online (22/12/2009)


Estadão (22/12/2009)


JB (22/12/2009)


ZH (22/12/2009)


G1 (22/12/2009)


Último Segundo (22/12/2009)

  • Mundo
  • Nahum Sirotsky (21/12/2009): Descoberta casa da época de Jesus em Nazaré: Escavações realizadas na área da Igreja da Anunciação, construída no tradicional local onde Maria soube que estava grávida do filho de Deus, revelaram a existência de uma casa da mesma época.


Uol Internacional / Mídia Global (22/12/2009)


IHU (22/12/2009)

  • Desilusão em Israel: ''Que o Vaticano abra os arquivos'': Uma coisa é a Fé, outra é a História. A questão da beatificação de Pio XII, diz o porta-voz do ministério do Exterior israelense, Ygal Palmor, "é uma questão interna da Igreja Católica na qual não queremos interferir". Mas quando se fala da atitude assumida pelo Papa Pacelli durante o Holocausto, o silêncio do qual ele é acusado, então Israel insiste que seja dada aos historiadores a possibilidade "de determinar e avaliar o significado da sua ação no contexto dos tempos". Por isso, acrescenta Palmor, "é de vital importância que o Vaticano permita o acesso aos arquivos". A reportagem é de Alberto Stabile, publicada no jornal La Repubblica, 21-12-2009. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
  • ''Os arquivos de Pio XII poderão ser vistos daqui a cinco anos'': "No que se refere ao pontificado de Pio XII, como explicou o arquivista, há 16 milhões de folhas, mais de 15 mil envelopes, 2.500 fascículos. Considerem as forças à disposição. Para ordenar todo esse material, serão necessário ainda cinco, seis anos. Não é questão de segredo, de manter documentos escondidos, até porque tudo que há para saber já é conhecido". Padre Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé, esclarece: não há nada escondido ou para esconder. "A tradição do arquivo é de ir adiante por pontificados. A quantidade dos documentos é imensa, por isso são ordenados de modo a relacionar as três fontes principais: as nunciaturas, isto é, as representações pontifícias, a Secretaria de Estado e as Congregações da Cúria Romana". Questão de método. A reportagem é de Gian Guido Vecchi, publicada no jornal Corriere della Sera, 21-12-2009.
  • ''São polêmicas emotivas, mas acho que no fim prevalecerá o bom senso'': "Seria um absurdo se fosse cancelasse a visita de Bento XVI à sinagoga de Roma. Prevejo reações negativas, mas prevalecerá o bom senso". O cardeal Walter Kasper, presidente da Pontifícia Comissão para as Relações Religiosas com o Judaísmo, defende o "sim" de Ratzinger. A reportagem é de Giacomo Galeazzi, publicada no jornal La Stampa, 21-12-2009. A tradução é de Moisés Sbardelotto. Eis a entrevista.
  • Grão-Rabino da França espera que Igreja não beatifique Pio XII: O grão-rabino da França, Gilles Bernheim, desejou neste domingo que a Igreja Católica "renuncie" ao seu projeto de beatificar Pio XII, depois que Bento XVI relançou um procedimento que, segundo o líder judeu, está nas antípodas do diálogo judaico-cristão. Bento XVI proclamou "veneráveis", no sábado, seus antecessores João Paulo II e Pio XII, última etapa antes da beatificação. A reportagem é do sítio Religión Digital, 21-12-2009. A tradução é de Moisés Sbardelotto.


Aurora Digital (Israel)


Deutsche Welle (21/12/2009)


Zenit (21/12/2009)

  • Um Natal para superar os muros de Belém, explica porta-voz vaticano
  • Bento XVI ainda comovido por sua visita a Yad Vashem em Jerusalém
  • Descobertos em Nazaré restos de casa da época de Jesus: Foram encontrados em Nazaré, Israel, pela primeira vez, vestígios de uma casa dos tempos de Jesus. A descoberta, um evento arqueológico sem procedentes, possibilitará uma melhor compreensão de como era a vida na região na época em que Cristo viveu. Conforme explica uma nota de imprensa da Autoridade para Antiguidades de Israel, “restos de uma casa que remonta ao período romano foram descobertos pela primeira vez durantes as escavações realizadas por ocasião das obras de construção do Centro Internacional Maria de Nazaré, próximo à basílica da Anunciação”. Os resultados foram apresentados numa coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, realizada nas imediações de onde será o futuro Centro, por Barshod Dror, diretor da autoridade para antiguidades do distrito norte de Israel, acompanhado por Yardenna Alexandre, responsável pelas escavações, por especialistas franciscanos e por Dom Giacinto-Boulos Marcuzzo, bispo auxiliar e vigário do Patriarcado Latino de Gerusalém, encarregado de Nazaré. >>> Leia mais, clique aqui. >>> Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site: www.mariedenazareth.com.


BBC Brasil (21/12/2009)


Leia mais:


Veja mais:

21/12/2009

20/12/2009

19/12/2009


Nenhum comentário: