Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Para entender o Oriente Médio real

Estadão (15/08/2010): Para entender o Oriente Médio real: THOMAS L. FRIEDMAN - O Estado de S.Paulo: Acabo de assistir a um notável novo documentário dirigido por Shlomi Eldar, o repórter que acompanha a situação em Gaza para o noticiário do canal 10 israelense. Intitulado Precious Life (Vida Preciosa), o filme conta a história de Mohammed Abu Mustafa, um bebê palestino de 4 meses com uma rara doença imunológica. Comovido pelo sofrimento do bebê, Eldar ajuda o pequenino e a mãe dele a ir de Gaza até o hospital israelense Tel Hashomer para submeter-se a um transplante de medula óssea que pode salvar a vida do menino. A operação custa US$ 55 mil. Eldar faz um apelo na TV israelense e, horas depois, um judeu cujo próprio filho foi morto enquanto prestava serviço militar doa toda a quantia necessária. >>> Leia mais, clique aqui.


Veja mais:

  • IHU (17/08/2010): Cenários de guerra entre Israel e Irã em um dossiê secreto: É uma noite fria da primavera de 2011. Em Jerusalém, o conselheiro para a segurança nacional israelense, Uzi Arad, e o ministro da Defesa, Ehud Barak, estão no telefone com as suas contrapartes de Washington: o general James Jones e o chefe do Pentágono, Robert Gates. Estão lhes informando que o seu primeiro ministro Benjamin Netanyahu recém ordenou que diversos esquadrões de caças F-15 e F-16 e outros jatos da Força Aérea israelense voem rumo ao leste, para o Irã – talvez atravessando os céus da Arábia Saudita, talvez passando pelo espaço aéreo iraquiano, mesmo que cheio de aviões norte-americanos – para destruir as centrais nucleares iranianas. Esse é o cenário que o Atlantic Monthly, a revista norte-americana editada em Boston, sempre bem informada sobre o Oriente Médio, descreve na sua manchete de capa de setembro, cujas antecipações foram retomadas pela imprensa israelense. A reportagem é de Fabio Scuto, publicada no jornal La Repubblica, 14-08-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto. >>> Leia mais, clique aqui.


Nenhum comentário: