Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sábado, 18 de dezembro de 2010

Yiddishkeit: a construção da identidade judaica em São Paulo

Revista Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade

Yiddishkeit: a construção da identidade judaica em São Paulo

Márcio Mendes da Luz >>> Graduado em História pela UNICAMP e atualmente faz parte do Programa de Mestrado da UNICAMP sob a orientação do Dr. Michael Hall. Bolsista FAPESP. O projeto de mestrado é: “Abençoados aqueles que vêm: a comunidade judaica em São Paulo entre 1900-1950, imigração e beneficência”. E-mail: <marcio.luz@gmail.com>.

Resumo: No texto a seguir pretendo analisar como que o ídiche se tornou a língua quase-oficial na comunidade judaica brasileira e, sobretudo, paulistana em detrimento do ladino e hebraico. Assim como analisar o espaço que as instituições, sobretudo as de assistências mútuas, ocuparam na vida da comunidade judaica em São Paulo. Os dois temas são relevantes quanto a construção parcial da identidade da comunidade judaica no Brasil e em alguns países da América como EUA e Argentina.

Palavras chaves: Imigração. Imigração judaica. Etnicidade. Identidade.

Nenhum comentário: