Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Herança árabe e judaica na Península Ibérica «online»

Ciência Hoje (07/10/2011): Herança árabe e judaica na Península Ibérica «online»: O CSIC – Conselho Superior de Investigações científicas espanhol está a recuperar o legado cultural que árabes e judeus deixaram na Península Ibérica. O instituto digitalizou vários documentos datados entre o século XIII e XX, escritos em hebreu, árabe, persa e em aljamiada (escrita em caracteres árabes de línguas latinas do Al-Andaluz tardio). O objectivo é facilitar a consulta e o estudo. No site Manuscript@CSIC podem encontrar-se 148 documentos procedentes de duas bibliotecas: a da escola de Estudos Árabes de Granada e a Tomás Navarro Tomás, do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS). >>> Leia mais, clique aqui.

El portal Manuscript@CSIC presenta las colecciones de manuscritos en hebreo, árabe y aljamiado conservados en las bibliotecas del CSIC, incorporando tanto su catalogación como su digitalización. Se trata de una acción conjunta entre el Instituto de Lenguas y Culturas del Mediterráneo y Oriente Próximo, la Escuela de Estudios Árabes de Granada y la Unidad de Coordinación de Bibliotecas del CSIC, realizada con el fin de dar a conocer las colecciones de manuscritos en lenguas orientales conservados en sus bibliotecas: Biblioteca Tomás Navarro Tomás del Centro de Ciencias Humanas y Sociales y la Biblioteca de la Escuela de Estudios Árabes.

Nenhum comentário: