Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

domingo, 3 de junho de 2012

'À Espera de Turistas' traz o Holocausto visto pelos olhos de hoje


Estadão (01/06/2012): 'À Espera de Turistas' traz o Holocausto visto pelos olhos de hoje: Longa de Robert Thalheim conta a história de um jovem que vai prestar serviços comunitários em Auschwitz e tem de cuidar de um velho sobrevivente do campo de concentração.

Talvez de À Espera de Turistas venha novo alento para o tema do Holocausto. A história é bem bolada. Um rapaz alemão, Sven (Alexander Fehling), vai prestar serviços comunitários em Auschwitz, na Polônia. Lá, tem de cuidar de um velho sobrevivente do campo de concentração, que, aliás, virou ponto de peregrinação, mas também uma espécie de macabra atração turística.

A ideia é, num primeiro momento, neutralizar a imagem do antigo campo de concentração através do olhar de alguém que não alimenta qualquer sentimento particular em relação ao passado. Sven é um jovem alemão. Não se sente culpado pelo que seus antepassados praticaram. Também não alimenta nenhum sentimento positivo ou negativo em relação a esse passado. Vai para a Polônia, e para aquele lugar, particularmente, porque não teve outra alternativa. Ninguém queria ir, ele foi. Avançou na direção de menor resistência, no que pensava ser o mais fácil para si mesmo. >>> Leia mais, clique aqui.

Nenhum comentário: