Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Iom Kipur 5775: Gmar Chatimá Tová

 

Véspera de Iom Kipur 9 de Tishrei – 03/10/2014
Iom Kipur 10 de Tishrei – 04/10/2014

Gmar Chatimá Tová e um bom jejum!
Que sejamos todos assinados no Livro da Vida com muita saúde, paz, alegrias e boas realizações.

GMAR CHATIMÁ TOVÁ!
Conta-se sobre o Rabi Levi Yitzchak de Berditchev Z"L que, nos anos em que Yom Kipur acontecia no dia de Shabat, ele costumava ficar muito tranquilo. O motivo para tal é que, como se sabe, no Shabat é proibido escrever, ou seja, é uma transgressão do Shabat. Isso só é permitido em situações de "Pikuach Nefesh" (para salvar uma vida). Portanto, quando é assim, isto é, Yom Kipur no Shabat, o Eterno só pode inscrever-nos no "Livro da Vida", já que trata-se de "Pikuach Nefesh". Para lidar com a "morte", por outro lado, é claro que Ele não escreverá em Seu livro, pois é proibido escrever no Shabat.

Teremos o mérito, com a graça de Hashem, de obter Gmar Chatimá Tová, e que todos os grandes desejos de nossos corações sejam concretizados para o bem e Leshem Shamaim, amén!

Fonte: Boletim Hashavua Ano4_163edª do Colégio TTH Bar-Ilan, em 02/10/2014.

  
Dica de Leitura
BISTRITSKY, Shmuel. Yahaduton. Um guia prático e contemporâneo para a vida judaica. O mês de Elul e as festas de Tishrei. Yahaduton e Le Dorot Publishing: Kfar Chabad, Israel, 2013.
  
Veja mais:

Nenhum comentário: