Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Cerimônia no Rio marca Dia Internacional de Lembrança das Vítimas do Holocausto

Radiobrás, Agência Brasil
25 de Janeiro de 2008 - 06h27 - Última modificação em 25 de Janeiro de 2008 - 06h28

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/01/25/materia.2008-01-25.0787433919/view

Cerimônia no Rio marca Dia Internacional de Lembrança das Vítimas do Holocausto

Agência Brasil

Brasília - O Dia Internacional de Lembrança das Vítimas do Holocausto será lembrado hoje (25), com atividades que serão realizadas no Palácio Itamaraty, no centro do Rio de Janeiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, às 10h, da inauguração da exposição Holocausto Nunca Mais e, às 10h30, de cerimônia que marcará a data.

O Dia Internacional de Lembrança das Vítimas do Holocausto, como ficou conhecido o extermínio de milhões de judeus e outros grupos considerados indesejados pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial, é celebrado oficialmente em 27 de janeiro. Neste ano, como cairá em um domingo, a celebração foi antecipada no Brasil.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, para lembrar o dia da libertação dos prisioneiros do campo de concentração nazista de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polônia, ocorrida em 27 de janeiro de 1945. As Nações Unidas adotaram nova resolução, em janeiro do ano passado, condenando as declarações que negarem a ocorrência do holocausto. O documento, aprovado por consenso por mais de 100 países, teve o Brasil como co-patrocinador.

Após a cerimônia no Palácio Itamaraty, o presidente Lula tem almoço reservado, às 13h. O retorno a Brasília está previsto para as 15h05.


LEIA MAIS SOBRE OS ASSUNTOS
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto será celebrado amanhã
Não queremos mais holocausto no século 21 nem no século 22, diz Lula em São Paulo


Nenhum comentário: