Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

domingo, 27 de janeiro de 2008

Portal Rumo à Tolerância (USP)


Portal Rumo à Tolerância

O Portal é um Centro de apoio e informações que tem por objetivo levar a um amplo público e a organizações sociais, temas de interesses comuns, dos mais diferentes campos das Ciências Humanas. Direitos Humanos, Educação, Infância e Cidadania, Holocausto, Anti-Semitismo, Inquisição e Lingüística e outras diferentes expressões de Intolerância, no presente como no passado, serão apresentados em diversas Salas Temáticas, cada uma contando com um Coordenador, mediador, moderador e animador. A partir desse primeiro contato entre pesquisadores e leitores, serão programadas várias formas de esclarecimentos, assim como cursos de capacitação, ou orientação, para um melhor uso e aproveitamento dos conhecimentos produzidos pelos pesquisadores.

O Portal abriga ainda uma Biblioteca Virtual, que permitirá o acesso ao Centro de Documentação do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância, assim como ao material pertencente ao Museu da Tolerância da Universidade de São Paulo, ainda a ser construído. Nos cursos que irá oferecer, o Portal visa a formação continuada de professores, que se especializarem em áreas correlatas ao Laboratório. O "Laboratório de Estudos sobre a Intolerância" criará parcerias para capacitação técnica em produção de bancos de dados, softwares, materiais de hipermídia, organização de cursos e difusão cultural.

Os resultados dos estudos apresentados no Portal serão apresentados em publicações acadêmicas, produzindo materiais de ensino, softwares, ambientes de hipermídia, cinema, vídeo, boletim e uma revista eletrônica. Serão divulgados documentos e notícias sobre livros escritos em bibliotecas virtuais, que acompanharão os cursos, conferências e trabalhos realizados entre os grupos. Paralelamente aos cursos, conferências e grupos de trabalho serão divulgados documentos sobre temas diversos e serão inseridos livros em bibliotecas virtuais.

O programa procura aproximar o mundo acadêmico às diversas organizações sociais, pollíticas e culturais, propiciando novos desafios ao conhecimento e reforçando as idéias de democracia e cidadania.

Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 159 (prádio da Casa de Cultura Japonesa, sub-solo), Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira - Butantã - São Paulo/ SP - CEP 05508-000.
Tel.: 11 3091-2441 / 11 3091-3584

Nenhum comentário: