Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Follow by Email

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Arquivos secretos da Inquisição são abertos ao público

Dois fatos históricos foram registrados neste 26 de fevereiro de 2008. O primeiro, no Vaticano. Pela primeira vez, foram abertos ao público os arquivos secretos da Inquisição: a operação oficial da Igreja Católica para julgar e punir os casos considerados ofensivos à fé religiosa.

A exposição no Museu do Renascimento, em Roma, reúne documentos históricos produzidos entre 1600 e 1820. Há dez anos, os originais foram postos à disposição apenas de pesquisadores que tinham que conseguir permissões especiais para manusear parte deles.

Entre as relíquias, estão as peças do julgamento de Galileu Galilei. O astrônomo italiano foi condenado pelo tribunal da Inquisição por defender, entre outras coisas, a teoria de Nicolau Copérnico de que a Terra gira ao redor do Sol e não o contrário, como pregava a Igreja Católica na época.

A exposição no Museu do Renascimento, em Roma, reúne documentos históricos produzidos entre 1600 e 1820.

Extraído de:
Jornal Nacional (Globo), em 26/02/2008.


Nenhum comentário: