Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Shushan Purim Pequeno

Meguilá Ester

Quinta-feira 21 de fevereiro (2008) - 15 de Adar I (5768)
Leis e Costumes: Shushan Purim Pequeno

Em anos normais, o dia 15 de Adar celebra Shushan Purim, a festa que comemora – em Jerusalém e outras cidades com muralhas - a salvação do povo judeu do terrível decreto de Haman no ano 3405 da criação (356 AEC). Em um ano “grávido”, onde temos dois meses de Adar, como o deste ano, Purim é celebrado no mês de Adar II, e o dia 15 de Adar I é designado como Shushan Purim Catan“Pequeno Shushan Purim”. Não há costumes especiais para este dia, no entanto, Tachanun (“súplicas”) é omitido das rezas durante o dia e há a proibição de jejuar ou fazer discurso fúnebre neste dia.

O código de Leis judaicas cita a opinião de que deve-se aumentar em festividades e alegrias, mas frisa que não há qualquer obrigação de proceder desta forma; no entanto, a pessoa deve aumentar de alguma forma o espírito festivo, pois “A pessoa bondosa está sempre com o coração festivo.” (Shulchan Aruch, Orach Chaim 697:1).


Leia mais em:

Chaguim laktanim
A Festividade de Purim e o Livro de Ester

Nenhum comentário: