Tzedaká, Maasser e Guemilut Chassadim
©Profa Dra Cláudia A.P.Ferreira.2000-2008
Faculdade de Letras/UFRJ
PPGHC/IFCS/UFRJ
I – Tzedaká
Tzedaká geralmente é traduzido como “caridade”. A palavra tzedaká vem da mesma raiz da palavra hebraica tzedek, que significa “justiça". Tzedaká não é caridade, mas como já citamos acima, justiça. Compreendemos o conceito de tzedaká como justiça social. Isto implica na obrigação da pessoa
Os rabinos se preocuparam em não ofender ou humilhar o necessitado. Daí ser preferível ajudar o necessitado de forma anônima, sem ser percebido: “O Mandamento de praticar a caridade pesa tanto quanto os outros reunidos. (...) O que dá esmolas em segredo é maior que Moisés” (Talmud, Baba Batra, 9b).
Outra questão importante: a tzedaká não deve ser dirigida somente aos judeus, mas a todos os necessitados: “A caridade não distingue raça nem credo” (Talmud, Guitin
Fontes Judaicas
01) Talmud Babilônico, Chaguigá
O rabi presenciou um homem dar em público a esmola de um vintém a um mendigo e disse-lhe: “Antes não tivesse dado nada do que envergonhá-lo”.
Quem pratica a beneficência nada dá de si mesmo, senão de Deus. Tudo o que possuímos, de fato pertence a Deus, como está escrito no primeiro livro de Crônicas 29,14.
03) Talmud Babilônico, Baba Batra 9 b
Rabi Eliezer indagava: “O que significa a afirmativa de Isaías (29,17) Vestiu-se de justiça (tzedaká), como de uma couraça. Quer dizer que da mesma maneira que a couraça é feita unindo uma lâmina a outra, também a caridade pode realizar algo grande juntando um centavo a outro”.
04) Midrash Vaikrá Rabá 14,15
“...se abrires tua alma ao faminto...” (Is 58,10).
Ainda que não tenhas nada para lhe dar, consolai-o com palavras. Diga-lhe: “Minha alma está contigo, ainda que seja a única coisa que tenho para te oferecer”.
II – Maasser
A idéia de dar o dízimo é uma prática judaica, conforme estabelecido na Torá, que orienta que todo judeu separe um décimo, maasser, de seus lucros para a caridade. A fonte da lei que apóia a idéia de doar até um quinto de nossa renda está no Talmud, Tratado de Ketubot 50a.
Fontes Judaicas
01) Bereshit (Gênesis) 14,19-20
E o abençoou e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra, e bendito seja Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão lhe deu um décimo de tudo.
02) Bereshit (Gênesis) 28,20-22
E fez Jacob uma promessa, dizendo: Se Deus for comigo e me guardar neste caminho que vou seguindo, e me der pão para comer e roupa para vestir, e voltar em paz à casa de meu pai e for o Eterno para mim por Deus, então esta pedra que coloquei como monumento, será casa de Deus, e de tudo quanto me deres, certamente dar-Te-ei o décimo.
E todo o dízimo da terra, da semente da terra, de fruto da árvore, perante o Eterno o comerás (em Jerusalém); santidade é para o Eterno. E se quiser a pessoa remir o seu dízimo, acrescentar-lhe-á a quinta parte de seu preço (cujo valor o comerá em Jerusalém).
04) Bamidbár (Números) 18, 21-24
E aos filhos de Levi, eis que tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, em troca do serviço que eles prestam na tenda da reunião. E não se aproximarão mais os filhos de Israel à tenda da reunião, para que não levem sobre si pecado e morram. E servirão os Levitas no serviço da tenda da reunião, e eles levarão sobre si a sua iniqüidade; estatuto perpétuo pelas vossas gerações; e no meio dos filhos de Israel não terão herança. Porque os dízimos dos filhos de Israel, que separarem ao Eterno em oferta, dei aos Levitas por herança; portanto Eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel não terão herança.
Quando acabares de dizimar todos os dízimos de teu produto no terceiro ano, que é o ano em que se separa um só dízimo, o do Levita, o darás ao levita, e também darás um outro dízimo para o peregrino, para o órfão e para a viúva, a fim de que os comam e se fartem.
III - Guemilut Chassadim
A tradução de Guemilut Chassadim é difícil, mas significa “realizar atos de bondade e justiça”. Este conceito é muito amplo e pode conter inúmeros outros conceitos e atitudes.
Vale a pena diferenciar Guemilut Chassadim e Tsedaká. Tsedaká (geralmente traduzido como “caridade”) é o ato de dar “daquilo que você tem”, já Guemilut Chassadim é dar “daquilo que você é”.
A Tsedaká está limitada a um quinto das posses da pessoa (20%), já a Guemilut Chassadim é um tipo de ato de bondade para a qual “nenhuma medida de limite é prescrita” (Peá I,1). Portanto, pode ser realizada sem limites.
Duas são as formas usadas para evitá-lo. Uma é a de fazer a Tsedaká
Está escrito: “Na escala da caridade, o grau mais elevado consiste em segurar um homem que está caindo, impedi-lo de cair e tornar-se uma carga para todos, oferecendo-lhe um presente, um empréstimo, a sociedade num negócio ou encontrando um emprego para ele”.
De modo geral, Guemilut Chassadim pode conter muitos outros costumes e preceitos do Judaísmo.
Fontes Judaicas
Aquele que empresta sem juros é mais merecedor do que aquele que dá esmolas; e aquele que investe na empresa do pobre é o mais digno de todos.
Dizia Rabi Ioná: “Não está escrito: Bem-aventurado o que dá ao pobre e sim, Bem-aventurado o que considera o pobre (Salmos 41,1) - isto é quem medita sobre como cumprirá o mandamento de auxiliar ao pobre”.
Como agia Ioná? Quando olhe sucedia encontrar um homem de boa família empobrecido, dizia-lhe: “Ouvi dizer que há uma herança para vós. Levai este dinheiro adiantado, mais tarde o devolvereis”. E, se o outro aceitava, o rabi dizia-lhe: “É um presente”.
03) Pirkei Avot 1
De três coisas depende a existência do mundo: Torá (Lei), Avodá (Serviço Divino) e Guemilut Chassadim (atos de bondade/beneficência).
04) Avot de Rabi Natan
Aquele que dá esmolas faz jus a uma benção. Mas, o que empresta merece mais. E o que entrega dinheiro ao pobre, para comerciar, ou se associa a ele, é o mais merecedor.
Referências Bibliográficas
Sugestões de Leitura
AMSEL, Nachum. JEWISH ENCYCLOPEDIA OF MORAL AND ETHICAL ISSUES.
BUNIM, Irving M. A Ética do Sinai: ensinamentos dos Sábios do Talmud.
COHEN, Jeffrey Rabbi. Blessed are you: A comprehensive guide to jewish prayer.New
DICHI, Isaac. Vaani Tefilá: Leis referentes às orações. Resumo prático baseado nos livros de Halachá. São Paulo: Congregação Mekor Haim, 1992.
VISOTZKY,
Referências Eletrônicas
“Caridade ou Justiça?”:
http://www.chabad.org.br/datas/rosh/rosh017.html
“O poder da pushke”:
http://www.chabad.org.br/mitsvot/tsedaca/pushke.html
“Halachot”:
http://www.chabad.org.br/mitsvot/tsedaca/halachot.html
“Histórias e parábolas”:
http://www.chabad.org.br/mitsvot/tsedaca/historias.html
“Maasser”: http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/maasser/home.html
“Guemilut Chassadim – O que é? Pergunta: O que quer dizer guemilut chassadim?:
http://www.chabad.org.br/interativo/FAQ/guemilut.html
“Tsedacá – justiça para todos. Pergunta: Podemos dar tsedacá a um não-judeu?”:
http://www.chabad.org.br/interativo/FAQ/justica_tsedaca.html
“Tsedacá – O que é. Pergunta: O que é tsedacá e qual é o seu significado?”:
http://www.chabad.org.br/interativo/FAQ/tsedaca.html
“Tsedaká – sem bênção? Pergunta: Fazemos bênçãos sempre antes e/ou após uma mitsvá. Por que não há uma bênção também ao doar para tsedacá?”:
http://www.chabad.org.br/interativo/FAQ/tsedaca_sem.html
http://www.morasha.com.br/conteudo/artigos/artigos_view.asp?a=451&p=0 (p.1) ou
http://www.morasha.com.br/conteudo/artigos/artigos_view.asp?a=451&p=1 (p.1)
http://www.morasha.com.br/conteudo/artigos/artigos_view.asp?a=451&p=2 (p.2)
http://www.morasha.com.br/conteudo/artigos/artigos_view.asp?a=451&p=3 (p.3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário