Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

terça-feira, 11 de março de 2008

Judeus aceitam convite para dialogar com muçulmanos

Jerusalém, 06 mar 2008 (RV) - Representantes do judaísmo mundial aceitaram a oferta de diálogo feita por um grupo de intelectuais muçulmanos, em carta aberta publicada em 25 de fevereiro.

Em comunicado, o Comitê internacional para consultas inter-religiosas (International jewish committee for interreligious consultations) reconhece "a grande urgência do nosso tempo de usar a religião como ponte entre as diversas comunidades, ao invés de uma cova".

Os líderes judeus denunciam também o difuso e perigoso preconceito segundo o qual existe hostilidade entre o judaísmo e o islamismo. "A história demonstra, ao invés, quanto estão entrelaçadas e compartilhadas as relações entre as duas religiões", afirma o comunicado.

No final de fevereiro, o "Centro de Estudos para as Relações entre Muçulmanos e Judeus" (CMJR) de Cambridge divulgou uma carta aberta às comunidades judaicas de todo o mundo, assinada por expoentes da comunidade islâmica da Inglaterra e por estudiosos de todo o mundo.

Na carta, os muçulmanos se dizem convencidos de que não se está diante de um "confronto de civilizações", mas de um "confronto de equívocos", causado pela má informação entre as duas religiões. (BF)

Nenhum comentário: