Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

quarta-feira, 14 de maio de 2008

"Israel precisa redescobrir a verdade", diz Moacyr Scliar

DAYANNE MIKEVIS

da Folha Online, em 13/05/2008.

Ao fazer uma reflexão sobre os 60 anos do Estado de Israel, o escritor e médico Moacyr Scliar contou que sua inspiração veio de uma conversa, há muitos anos, com Shimon Peres (atual presidente de Israel) em um café da manhã.


"Israel precisa redescobrir a verdade", afirmou o escritor, ao comentar o conteúdo de sua análise. Scliar explicou à Folha Online em que condições Peres o fez refletir sobre o assunto.

Peres vinha de uma árdua derrota eleitoral. Scliar disse ter então perguntado ao político israelense as razões do revés e a resposta o surprendeu.

"Porque não fomos fiéis a nossas idéias", respondeu Peres, segundo o escritor.

Scliar dissse nunca ter esquecido o episódio, que qualificou de absolutamente sincero e honesto.

"Essa verdade que deu origem ao Estado de Israel e que evita que se cometam erros como esse de ignorar a identidade palestina e dar toda essa força a colônias de fanáticos. É uma coisa que compromete a sobrevivência do Estado", afirmou Scliar.

Israel deu início às comemorações oficiais na última quinta-feira (8), quando centenas de milhares foram às ruas para celebrar os 60 anos da fundação do Estado.

A independência de Israel foi proclamada em 14 de maio de 1948, mas, segundo o calendário judaico (lunar), o feriado ocorre a cada ano em diferentes datas, entre abril e maio.

Nenhum comentário: