Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sábado, 10 de maio de 2008

Primeiros colonos de Israel passaram por crise de alimento (Breno Lerner)

Áudio: Primeiros colonos de Israel passaram por crise de alimento (Breno Lerner)


da Folha Online, 08/05/2008.


Os fundadores de Israel se agrupavam em comunidades com objetivo de proteger as fronteiras e produzir comida para aquela nação. Esse grupo, que deu início à culinária daquele Estado, foi denominado kibutz, como explica Breno Lerner, autor do livro "A Cozinha Judaica" (ed. Melhoramentos).


"Ocorre que os pioneiros que para lá foram eram intelectuais, a maioria deles com uma visão socialista do mundo, gente extremamente preparada, mas que nunca tinha pegado numa enxada na vida e que não tinha idéia de como um tomateiro crescer", diz Lerner.


Segundo ele, curiosamente nesse primeiro momento, os kibutz se uniram com os vizinhos das aldeias árabes para combater os soldados turcos, que, para complementarem seu salário, os saqueavam.

"A fundação do Estado de Israel passou por uma terrível crise de alimentos. Pela falta e pela inabilidade dos colonos em plantar e produzir. Com o tempo, os kibutz foram evoluindo, conseguindo produzir comida e alimentos e acabaram sendo a base da economia", conta o autor.

Neste podcast, Lerner fala também da aventura de comer nas ruas de Israel.

Nenhum comentário: