Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

domingo, 31 de agosto de 2008

Cabala, Cabalismo e Cabalistas

Cabala, Cabalismo e Cabalistas
Autor:
Moshe Idel
Sinopse: A escolha de Cabala, Cabalismo e Cabalistas como obra inicial da Coleção de Estudos Judaicos, uma parceria da editora Perspectiva e do Centro Internacional para o Ensino Universitário da Civilização Judaica, da Universidade Hebraica de Jerusalém, não vem por acaso.
Neste livro reúnem-se, em caleidoscópio e sob o prisma cabalístico, filosofia, religião, pietismo e ritual, separadamente ou integrados, a partir de textos relevantes da especulação mística no judaísmo, que remontam ao fim da Antigüidade e à baixa Idade Média, chegando aos dias atuais.
Em conjunto com sua acepção religiosa e/ou transcendental, a busca dos cabalistas, em seu histórico percurso, trouxe à luz interpretações originais e valiosas da Escritura e das obras sacras, para as quais confluem desde as infiltrações gnósticas e de outras correntes que permearam a história das religiões no Oriente e no Ocidente.
À luz de seus ensinamentos, desenvolvem-se a conceituação e a percepção das relações e das experiências que demarcam e pontuam a procura de um conhecimento último da essência e dos processos que iluminam a fé, pela racionalidade e pelo êxtase, pela sondagem objetiva e subjetiva nas regiões profundas do espírito humano ? meta onipresente da humanidade em todos seus quadrantes e sua história.
O presente volume não só introduz o tema com brilho e clareza, como nos proporciona uma visão profunda deste universo, de sua riqueza e da extensão de suas possibilidades, em ensaios de eminentes pesquisadores acadêmicos, dedicados ao assunto.

Nenhum comentário: