Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sábado, 30 de agosto de 2008

Filosofia do Judaísmo em Abraham Joshua Herchel

Filosofia do Judaísmo em Abraham Joshua Herchel: Consciência Religiosa, condição Humana e Deus
Autora:
Glória Hazan
Editora: Perspectiva
Sinopse: Neste ensaio, que tem a qualidade de ser ao mesmo tempo acadêmico e poético, a autora Glória Hazan nos conduz ao cerne do pensamento religioso de Abraham Joshua Heschel (1907 - 1972), um dos mais importantes e criativos filósofos do judaísmo do século XX.
Um importante aspecto do pensamento de Heschel é ser uma fonte de inspiração para o reencontro com Deus e com o sagrado através da religiosidade judaica.
Ao conduzir-nos pelas sendas do pensamento hescheliano, a autora também nos inspira à reaproximação com o sublime, o maravilhoso e o prodígio, algumas das categorias usadas pelo filósofo para referir-se ao sagrado e que são tão claramente descritas aqui.
Como estudo acadêmico do pensamento religioso, Filosofia do Judaísmo em Abraham Joshua Heschel, que a editora Perspectiva publica em sua coleção Estudos, poderá ser útil não apenas ao leitor interessado no encontro com o pensamento judaico contemporâneo, mas também a todos aqueles que estão interessados no reencontro com a reflexão e a experiência do sagrado em meio à crise da modernidade que hoje vivemos.
A filosofia do judaísmo de Abraham Joshua Heschel tem sido considerada fonte de inspiração e reflexão para leitores oriundos de diversas matrizes religiosas.
Não haveria de ser diferente, pois, como escreveu o próprio Heschel: ''Nenhuma religião é uma ilha''.

Nenhum comentário: