Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sábado, 2 de agosto de 2008

Uma viagem de mil anos pela Terra Santa

MUSEU DE ISRAEL, JERUSALÉM: Reconstituição do segundo templo de Jerusalém, destruído pelos romanos em 63 a.C. Inscrição de Pôncio Pilatos, o governador romano que julgou Jesus e Moeda do período da ocupação romana na Judéia.

Revista História Viva, Notícias, por Dafne Melo, em 01/08/2008 – Há poucas regiões no mundo que podem se vangloriar de terem sido palco de tantos eventos históricos e sociais importantes como a Terra Santa, região que hoje compreende Israel, Palestina e Jordânia. A mostra Tesouros da Terra Santa – Do rei Davi ao Cristianismo irá retratar, por meio de mais de 150 objetos arqueológicos, um milênio dessa região: desde os dias do rei Davi, há 3 mil anos, até os dias de Jesus Cristo, há aproximadamente 2 mil anos.

Além de abordar a vida cotidiana dos habitantes da região, incluindo a cidade sagrada de Jerusalém, a exposição pretende explorar momentos históricos como a criação e consolidação das principais religiões monoteístas (judaísmo, cristianismo e o islamismo), e os impactos dos períodos de domínios da Assíria, Babilônia, Pérsia e Grécia, e a posterior ocupação de Jerusalém pelos romanos, em 63 a.C.

A exposição foi montada em parceria com o Museu de Israel, em Jerusalém. O conjunto das obras, da forma como será apresentado no Masp, nunca foi exibido em nenhum outro país do mundo. Entre elas estão uma mesa do tipo da usada na última ceia, o Ossuário de Caifás (sumo sacerdote) e uma inscrição de Pôncio Pilatos.


TESOUROS DA TERRA SANTA – DO REI DAVI AO CRISTIANISMO. ONDE: Masp, Avenida Paulista, 1578. QUANDO: a partir de 13 de agosto até 2 de novembro. Quinta-feira, das 11h às 20 h. Outros dias e feriados, das 11h às 18 h. (a bilheteria fecha com uma hora de antecedência) QUANTO: R$15,00 (inteira) e R$ 7,00 (estudante com identificação da instituição). Grátis para menores de 10 e maiores de 60 anos MAIS INFORMAÇÕES: http://www.calina.com.br/pr/index.htm ou (11) 3251-5644


Nenhum comentário: