Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sábado, 15 de novembro de 2008

O Conflito árabe-judaico no sul do Brasil - maio e junho de 1948

O Conflito árabe-judaico no sul do Brasil - maio e junho de 1948

Carlos Eduardo Bartel

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Resumo: O artigo aborda o conflito entre árabes e judeus ocorrido em Porto Alegre nos meses de maio e junho de 1948, em decorrência da chamada Guerra de Independência. Envolvendo inicialmente imigrantes e descendentes de sírios, libaneses e judeus, o confronto se desenvolveu através de textos publicados em jornais da capital gaúcha, escritos por membros dos respectivos grupos, polarizados através de critérios étnicos e nacionais. O presente artigo tem como propósito analisar o que estava em jogo nessa disputa, quais os objetivos visados por estes grupos ao acionar suas respectivas identidades étnicas e nacionais, e como os mesmos se apresentaram e foram percebidos publicamente pelos demais cidadãos, que se envolveram na questão, seja por meio de suas opiniões, avaliações ou até mesmo se posicionando de um ou de outro lado.

Palavras-Chave: Identidade Nacional – Grupos Étnicos – Estado de Israel


Veja mais:

BARTEL, Carlos Eduardo. Os emissários sionistas e o nacionalismo judaico no Rio Grande do Sul (1945-1952). (Dissertação de Mestrado). PPGH – Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. São Leopoldo, 2006. 193 p.


Nenhum comentário: