Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sábado, 15 de novembro de 2008

Repensar o passado – recobrar o futuro: história, memória e redenção em Walter Benjamin

Repensar o passado – recobrar o futuro: história, memória e redenção em Walter Benjamin

Marcelo de Andrade Pereira

Doutor em Educação, UFRGS. Professor do Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação da UFRGS. Membro do GETEPE – Grupo de Estudos em Teatro, Performance e Educação, UFRGS.

Resumo. O presente artigo analisa, basicamente, a crítica de Walter Benjamin – filósofo do século XX – ao método de leitura historiográfica da era moderna. Procura demonstrar, de maneira sistemática e pontual, de que maneira a crítica benjaminiana se justifica a partir da discussão dos conceitos de História, Experiência e Tradição no corpus do ensaio Sobre o conceito de História (Benjamin, 1994) desse mesmo autor. Ademais, intenta recuperar problemas filosóficos adjacentes ao campo para o qual se dirige o presente estudo, tais como a relação do homem com o tempo, a linguagem e a política (essa, entrevista na idéia marxista da luta de classes).

Palavras-chave: história, memória, redenção, método, revolução.

Nenhum comentário: