Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Reinaldo Azevedo: O jeito de o Irã responder à mão estendida

Destaque

Reinaldo Azevedo (20/05/2009)

  • O jeito de o Irã responder à mão estendida: Temos o Irã respondendo à política dos EUA, que agora seria da “mão estendida”. O mais impressionante é que, aqui e ali, se noticia o teste como uma “reação” à visita do premiê israelense aos EUA. Até parece que algo dessa natureza se faz na base do improviso, da noite para o dia. Como se nota, tudo obedece a um cronograma rigoroso — que leva em conta, inclusive, o calendário eleitoral. Alguns cretinos querem que o Irã seja uma democracia islâmica. Não. O Irã descobriu uma variante de massa da teocracia — e, com efeito, está mais para o fascismo islâmico. (...) Na segunda, falando sobre o Irã, Barack Obama, presidente dos EUA, mandou o seu recado: “Não vamos conversar para sempre”. Pois é. Não há dúvida de que está diante de um desafio e tanto. Aos poucos, a hostilidade dos governos árabes sunitas ao xiismo persa vai cedendo a uma espécie de admiração. E o país se coloca na condição de líder do mundo islâmico. Que tipo de liderança? Aquela capaz de ameaçar ostensivamente um adversário — o governo iraniano fala abertamente em “varrer Israel do mapa” —, de financiar o terrorismo em solo estrangeiro e de conduzir um programa nuclear secreto. >>> Leia mais, clique aqui.


Último Segundo (20/05/2009)


BBC Brasil (20/05/2009)


Jornal Nacional (20/05/2009)

  • Lula desembarca na Turquia: O presidente Lula chegou no fim da tarde e se reuniu com o primeiro-ministro turco, Recep Erdogan. Os dois demonstraram interesse em aumentar a cooperação econômica entre os dois países.
  • Irã faz teste de míssil de longo alcance e causa polêmica: O presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad anunciou o sucesso do lançamento de um míssil com poder de alcance de 2 mil quilômetros. O teste irritou o governo dos EUA.


Leia mais:


Veja mais:

20/05/2009

19/05/2009

Nenhum comentário: