Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

terça-feira, 30 de junho de 2009

Paulo Geiger: Análise da entrevista com Rawan Damen

Os artigos sobre Israel sempre atualizados você encontra aqui.



Destaque 1

Nosso Rio Jornal online - Nº2 - Ano I - 1 de julho de 2009

Rawan Damen: Em visita ao Brasil para participar do 3° Festival Imagens do Oriente, a jornalista Rawan Damen, produtora e diretora da TV Al Jazeera, concedeu uma entrevista para a Revista Veja on line, sobre seu novo documentário, “Al Nakba (A Catástrofe)”. Essa entrevista foi publicada na coluna do jornalista Augusto Nunes e após assistir aos três vídeos abaixo, você poderá ler a análise do historiador Paulo Geiger feita exclusivamente para o Nosso Jornal Rio on line.


Destaque 2

Jayme Pinsky


Destaque 3

GUERRA IRREGULAR: terrorismo, guerrilha e movimentos de resistência ao longo da história

Alessandro Visacro

Editora: Contexto

SUMÁRIO

Resumo: As guerras já não são mais as mesmas. Em vez da confrontação militar formal, o mundo vem assistindo a uma série de guerras "irregulares", como terrorismo, guerrilha, insurreição, movimentos de resistência e conflitos assimétricos em geral. Alessandro Visacro, profundo estudioso do assunto, nos oferece um amplo panorama dos movimentos que alimentam essas guerras: embasamento político, estratégia, táticas e resultados obtidos. O livro mostra ainda quais os grupos que obtiveram sucesso e por que, assim como os métodos utilizados pelos Estados que derrotaram ou estão obtendo sucesso contra esses movimentos. O livro trata da Irlanda (ira) e da Espanha (eta), de Cuba e da China, da Argélia e do Afeganistão, de israelenses e palestinos, da Colômbia e do Brasil, onde, segundo o autor, já se trava uma verdadeira guerra irregular, em que o Estado está ameaçado. Obra imperdível para quem quer entender o modo como a guerra é feita atualmente. De resto, compreender melhor o combate irregular é um pré-requisito para que a sociedade se torne menos vulnerável a ele.



Destaque 4

A INVENÇÃO DAS RAÇAS: existem mesmo raças humanas? - Diversidade e preconceito racial
Guido Barbujani

Editora: Contexto

SUMÁRIO

Resumo: Durante muito tempo a existência de raças humanas era considerada coisa certa, pelo menos para os leigos, os inocentes e os mal-intencionados: falava-se em negros, brancos e amarelos; falava-se, às vezes, em ameríndios, em habitantes da Nova Guiné. Pensava-se até que traços físicos distintos como cor da pele, dos olhos e do cabelo, formato da cabeça, tipo de cabelo, estrutura física pudessem, além de diferenças aparentes, representar níveis diferentes de inteligência, de aptidão, de formas de comportamento, até de moralidade. Mais recentemente a teoria de diferenças genéticas substituiu, para muitos, a idéia da aparência física, como fator de explicação para a variedade racial. Uma forma mais moderna e sofisticada do mesmo discurso. Este livro demonstra que há uma única raça humana. Barbujani, um dos mais importantes geneticistas contemporâneos, sai a campo para demonstrar que, embora discriminar as pessoas por conta da cor da pele, da língua, da religião ou até do passaporte tenha se tornado um hábito neste mundo globalizado, isso não tem nenhuma base científica.



O Globo, Mundo, pág.25, em 30/06/2009.


FSP (30/06/2009)


FSP online (30/06/2009)


Estadão (30/06/2009)


JB (30/06/2009)


Último Segundo (30/06/2009)


G1 (30/06/2009)


Correio Braziliense (30/06/2009)


Zero Hora (30/06/2009)


UOL Internacional/ Mídia Global (30/06/2009)


Leia mais:


Veja mais:

29/06/2009

28/06/2009

Nenhum comentário: