- Último Segundo (03/11/2009): Lévi-Strauss, um dos grandes pensadores do século XX: O antropólogo francês Claude Gustave Lévi-Strauss, que morreu no sábado aos 100 anos, segundo anunciou hoje a editora Plon, é considerado o pai do estruturalismo e um dos grandes pensadores do século XX.
- Terra Brasil (03/11/2009): Claude Lévi-Strauss, mestre da Antropologia moderna: O antropólogo franco-belga Claude Lévi-Strauss, um dos intelectuais mais importantes do século XX, famoso antropólogo e pai do enfoque estruturalista das ciências sociais, morreu no sábado aos 100 anos, informou nesta terça-feira a editora Plon, sem divulgar as causas e outros detalhes. Nascido em Bruxelas em 1908, Claude Lévi-Strauss influenciou gerações de pesquisadores no campos da filosofia, sociologia, história e teoria da literatura. Ele estabeleceu as bases da antropologia moderna ao mudar a percepção do mundo. As contribuições mais decisivas do trabalho de Lévi-Strauss podem ser resumida em três grandes temas: a teoria da aliança, os processos mentais do conhecimento humano e a estrutura dos mitos. A teoria da aliança defende que o parentesco tem mais a ver com a aliança entre duas famílias por casamento respectivo entre seus membros do que com a ascendência de um antepassado comum. Além disso, para Lévi-Strauss, não existe uma "diferença significativa entre o pensamento primitivo e o civilizado", disse à Agência Efe o professor de antropologia Rafael Díaz Maderuelo, por ocasião dos 100 anos do intelectual. A mente humana "organiza o conhecimento em pares binários e opostos que se organizam de acordo com a lógica" e "tanto o mito quanto a ciência são estruturados por pares de opostos relacionados logicamente", acrescentou. >>> Leia mais, clique aqui.
- G1 (03/11/2009): Morre aos 100 anos o antropólogo Claude Lévi-Strauss
- Folha de São Paulo online (03/11/2009): Morre aos 100 anos o antropólogo francês Claude Lévi-Strauss e Saiba mais sobre o estruturalismo
Pesquisar este blog
Total de visualizações de página
Perfil
- Cláudia Andréa Prata Ferreira
- Rio de Janeiro, RJ, Brazil
- Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.
Meus Blogs
Translate
Seguidores
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Morre aos 100 anos o antropólogo francês Claude Lévi-Strauss
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário