Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Tu BeAv 2010/5070


Tu BeAv marca o encerramento do verão em Israel e o fim de todas as festas do ano. Dentro de apenas algumas semanas, os judeus estarão esperando pelo reinício do ciclo das festas com a chegada de Rosh Hashaná. (WOOL, D. e YUDIN, Y. 2007:87).


Nossos Sábios dizem que o povo judeu é comparado à Lua. Nosso calendário é lunar e, por conseqüência, todas as festas do ano dependem da Lua. Assim como ela tem diversas fases, o povo judeu também passa por altos e baixos. Uma vez que nenhum mal provém de D´us, casa descida tem como finalidade uma subida. E quanto pior a descida, maior será a subida subseqüente. Dia 15 de Av, época de Lua cheia, simboliza a elevação suprema que vem após a descida máxima ocorrida em 9 de Av com a destruição dos Templos Sagrados. (STEINMETZ, A. 2005:85) >>> Leia mais, clique aqui.


Veja mais:


Nenhum comentário: