Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Carregando...

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Follow by Email

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sábado, 21 de agosto de 2010

'A mão e a luva': judeus marroquinos em Israel e na Amazônia: similaridades e diferenças na construção das identidades étnicas

'A mão e a luva': judeus marroquinos em Israel e na Amazônia: similaridades e diferenças na construção das identidades étnicas

Wagner Borges de Almeida Lins

Tese de doutorado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas (USP)

Data da defesa: 09/06/2010

Resumo: Todas as pesquisas empreendidas sobre os judeus na região amazônica sempre preferiram enfatizar como os judeus chegaram à região, as razões que impulsionaram este processo de imigração ou como os judeus se adaptaram a vida nos trópicos. Esta pesquisa pretende alcançar uma visão contemporânea sobre os judeus marroquinos após dois séculos na região amazônica. Para alcançar esta visão contemporânea sobre o grupo empreendemos uma comparação entre a construção da identidade judaica dos judeus marroquinos em Israel com a identidade dos judeus marroquinos da região amazônica. Para empreender esta comparação vários aspectos da etnicidade judaicomarroquina como os festejos de Mimuna que celebra o fim da páscoa judaica, ou a veneração dos tzadickim (rabinos com qualidades de santos), os sacrifícios realizados as vésperas do perdão, dentre outros, foram selecionados através do trabalho de campo e da ajuda de informantes. A análise destes aspectos étnicos nos auxiliarão a compreender as identidades judaico marroquinas são elaboradas contemporaneamente, e como estes aspectos étnicos ajudam a dar forma a estas identidades.


Um comentário:

adri antunes disse...

Olá, profe, estou te mandando o link que tem minha dissertação de mestrado sobre a obra da cíntia moscovich, pois vi que no seu blog tem sempre coisas muito interessantes e links para dissertações e artigos, então tomei a ousadia de lhe enviar o meu também.
espero que eu possa contribuir para o conhecimento da literatura judaica e divulgar ainda mais tudo de bom que esta cultura tem.
um abraço
Adriana Antunes


segue o link
http://www.ucs.br/ucs/tplPOSLetras/posgraduacao/strictosensu/letras/dissertacoes/dissertacao?identificador=307