Ilustração: Três partes – número perfeito para esta representação da terra. O Oriente ocupa a parte superior, com Jerusalém no seu centro, pois é de lá que vem a luz: uma concepção mais mística do que científica.
Extraído de: FERREIRA, Cláudia Andréa Prata. O pacto da memória: interpretação e identidade nas fontes bíblica e talmúdica. Tese de Doutorado em Ciência da Literatura (Poética). Rio de Janeiro: UFRJ/Faculdade de Letras, 2002. p.132-133: Na tradição judaica existiam duas distintas Jerusalém. Uma era a Jerusalém lemata (debaixo), outra a Jerusalém lemala (acima, para cima). Temos então uma Jerusalém terrestre (Ierushalaim lemata) e outra celeste (Ierushalaim lemala). A cidade celeste era uma imagem invertida da cidade terrestre. A construção absoluta e definitiva dessa cidade se daria quando a Jerusalém terrestre se fundisse com a Jerusalém celeste. Quando de fato, a Jerusalém terrestre puder ser refletora do modelo de santidade desejada por Deus e alcançar o nível de santidade desejado poderia ocorrer essa união. Dessa forma, ocorreria o que a tradição cabalística chega a dizer sobre a existência de dois mundos. Um deles é oculto e o outro revelado. Contudo, na realidade, estes dois mundos formam um só.
Veja mais:
- Jerusalém: 3.000 anos de história
- Jerusalem 3000: Three Millennia of History: Mapas que ilustram a história de Jerusalém na celebração de seus 3000 anos como capital do reino davídico. Alguns mapas são antigos, outros são idealizados a partir de interpretações dos textos bíblicos e outros são objetivos, fundamentados em dados históricos.
- 40th Anniversary of the Reunification of Jerusalem
- Ancient Maps of Jerusalem
- City of David
- Jerusalem 40 Years Reunification
- JerusaleMP3
- Correspondente, um olhar estrangeiro - Ari Peixoto – Jerusalém
- Jerusalém: o Olho do Universo
- Jerusalém: capital eterna do povo judeu 1
- Jerusalém: capital eterna do povo judeu 2
- Jerusalém: capital eterna do povo judeu 3
- Jerusalém: capital eterna do povo judeu 4
- Jerusalém: capital eterna do povo judeu 5
- Iom Ierushalaim - Jerusalém: ¿Una ciudad sagrada o un antro de impureza?
- La Jerusalén judía y única (parte I)
- La Jerusalén judía y única (parte II)
Nenhum comentário:
Postar um comentário