Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

domingo, 28 de dezembro de 2008

Comunidade judaica do Recife: possibilidades e entraves ao diálogo intra-religioso entre judeus asquenazes, sefarades e messiânicos

Comunidade judaica do Recife: possibilidades e entraves ao diálogo intra-religioso entre judeus asquenazes, sefarades e messiânicos: o que os distancia o que os une.

Valéria Alvarenga Taumaturgo Silva

Dissertação de mestrado em Ciência da Religião (UNICAP).

Data da defesa: 21/03/2007.

Resumo: O trabalho analisa as possibilidades e os entraves ao diálogo intra religioso na comunidade judaica em Recife, formada por judeus asquenazes, sefarades e messiânicos, buscando evidenciar o que os une e o que os distancia, tomando como chave hermenêutica a teocracia judaica e a complexidade da transdisciplinaridade. Constata-se que existe inegável tensão entre esses grupos que se distinguem entre si (e até se excluem) por alguns conteúdos sagrados específicos, mas que, ao mesmo tempo, estão ligados ao princípio fundamental da teocracia judaica, isto é, ao axioma judaico do monoteísmo, á fé num único Deus que tudo governa. A analise histórico-critica da origem de cada grupo ajudará compreender o que os caracteriza e as razões de suas diferenças, esperando-se, com isso, constatar reais probabilidades de um possível diálogo intra-religioso entre eles.

Nenhum comentário: