Jornal Hoje (07/02/2009)
- EUA deve adotar cooperação nas relações com outros países: Senado americano conseguiu chegar a um acordo sobre o pacote bilionário. Israel volta a bombardear a Faixa de Gaza. Incêndios florestais provocam morte de 14 pessoas na Austrália.
FSP online (07/02/2009)
Público (Portugal, em 07/02/2009)
- Faixa de Gaza: Hamas admite acordo para o fim do bloqueio nos próximos dias: O Hamas espera para os próximos dias um acordo sobre a reabertura das fronteiras da Faixa de Gaza se forem bem-sucedidas as negociações no Cairo, para onde viajaram nas últimas horas altos responsáveis israelitas e do movimento islamista palestiniano. A CNN Turquia adiantou, entretanto, que a libertação do soldado Gilad Shalit poderá ser acordada até à próxima terça-feira, dia das eleições legislativas em Israel.
- Dossiê: Guerra em Gaza
- Blog: Diário de Reportagem, de Alexandra Lucas Coelho em Israel e na Palestina
Público - Leia mais:
- A Cisjordânia quieta, por Alexandra Lucas Coelho, na Cisjordânia
- "Aceitaremos um estado ao lado de Israel sem o atacar, mas nunca o poderemos reconhecer", por Alexandra Lucas Coelho, em Gaza
- Gaza Os marginais do reino Hamas, por Alexandra Lucas Coelho, em Gaza
- Ser mais pró-palestiniano não significa, para os EUA, ser menos pró-israelita, por Margarida Santos Lopes
- Análise: Erros e oportunidades perdidas, por Margarida Santos Lopes: A invasão de Gaza poderia ser evitada ou era inevitável? Algumas das falhas cometidas.
- Uma noção assimétrica de vitória, por Jorge Almeida Fernandes: Israel e o Hamas precisam de reclamar vitória no fim da campanha de Gaza.
- "Nós acreditamos na morte. Vocês acreditam na vida", por Manuela Franco: Nesta frase do Hamas se encontrará porventura a pedra filosofal da proporcionalidade.
- Ponham-se no lugar daqueles a quem chamam vilões, por Magarida Santos Lopes: Este artigo foi planeado depois de ler no site do PÚBLICO centenas de comentários às notícias sobre a guerra na Faixa de Gaza. Quisemos perceber a razão de tanto ódio aos israelitas e/ou aos palestinianos.
- Ataque acentua divisão entre dirigentes e populações árabes, por Anthony Shadid: "Guerra em Gaza" é a descrição que o canal de televisão Al-Jazira deu para a invasão terrestre que começou sábado, culminando oito dias de bombardeamentos que mataram centenas de palestinianos.
- Israelitas e palestinianos: Como eles vêem a guerra de Gaza, por Alexandra Lucas Coelho: Escritores, médicos, professores, estudantes, militares. Nos dois últimos dias do ano, o P2 falou com 15 israelitas e palestinianos por telefone ou Internet. Estes são os testemunhos sobre a guerra em curso. As condições em Gaza impossibilitaram quase sempre o envio de fotografias.
- Destruição ou renascimento do Hamas?, por Daoud Kuttab: Num esforço para impedir que rockets artesanais atormentem os residentes de algumas das suas cidades no Sul, Israel parece ter insuflado nova vida ao decadente movimento islâmico na Palestina.
- Robert Lowe: Israel tem de encontrar uma saída antes de as vítimas civis aumentarem: Israel terá proposto hoje uma trégua de 48 horas na guerra na Faixa de Gaza.
- As lições que Israel aprendeu no Líbano antes de lançar esta ofensiva, por Richard Boudreaux: Enquanto se preparavam para ataques-relâmpago aéreos contra a Faixa de Gaza governada pelo Hamas, os dirigentes israelitas retiraram lições de moderação do beco sem saída em que se meteram contra outra força paramilitar islâmica, a guerrilha do Hezbollah no Líbano.
- Escalada de violência dificulta a vida de Obama, por Michael Abramowitz: Os bombardeamentos israelitas a Gaza, no sábado, em retaliação por uma série de ataques de rockets lançados pelo Hamas, aumentaram a perspectiva de uma escalada de violência que ameaça quaisquer esperanças que a futura Administração Obama pudesse ter de conseguir um acordo de paz entre israelitas e palestinianos.
Veja mais:
07/02/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário