Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

domingo, 22 de março de 2009

Nahum Sirotsky: Pessimismo em Israel

Último Segundo (22/03/2009)

Nahum Sirotsky: Pessimismo em Israel


Israel atravessa uma fase extremamente difícil. A expressão “atravessa” é proposital, pois é o estado em que vive este pequeno pais de 20 mil quilômetros quadrados, tamanho de um município brasileiro, e cerca de sete milhões de habitantes.


No domingo escapou de sofrer o que estava armado para ser dos mais violentos atentados de sua existência. Um carro encostado perto de um “shopping” de Haifa, porto no Mediterrâneo, sede de algumas importantes universidades, causou suspeita. Estava carregado de bombas perto de explodirem. Domingo é dia normal de trabalho.


A posição de chefes militares é a de que o pais não poderá aceitar um Irã atômico que, com 1 milhão e 700 mil quilômetros quadrados e cerca 67 milhões de habitantes, estaria próximo de testar sua primeira bomba nuclear. E tem o compromisso publico de tirar Israel do mapa. O estado judeu, pela sua modesta extensão, não pode aceitar um primeiro ataque.


E existem ameaças de guerra não convencional com o bem armado Hizbolá, o Partido de Deus, xiita, libanês. E novos confrontos com o Hamas, Movimento Palestino de Resistência Islâmica, de Gaza. E bem mais.



Tudo isto, recrudescimento do anti-semitismo, um governo em processo de formação e o país submetido a um governo interino. Há muito pessimismo no meio da população.



BBC Brasil (22/03/2009)


FSP online (22/03/2009)


G1 (22/03/2009)


Aurora (22/03/2009)


Veja mais:

22/03/2009

Nenhum comentário: