Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Fazendas de Shebaa - o centro do conflito entre Israel, Líbano, Síria e Hezbollah


Os artigos sobre Israel sempre atualizados você encontra aqui.



Destaque 1


Destaque 2

  • Publishnews (14/08/2009): Cultura do povo judeu: Conforme a tradição judaica, “aquele que conta uma história é um elo inquebrantável com o passado, e aquele que a ouve é o responsável por realizá-la no presente e garantir sua continuidade no futuro”. É a partir dessa convicção que, no livro Lendas judaicas (Salesiana, 48 pp., R$ 38), Ilan Brenman conduz o leitor em uma viagem por essa cultura. Ou pelas diferentes culturas nas quais a comunidade judaica se fez presente em vinte séculos de dispersão pelo mundo. Com ilustrações de Renato Moriconi, o livro traz algumas explicações sobre símbolos e costumes preservados pelo povo judeu até os dias de hoje, como o quipá, o mezuzá e o peot. Neste sábado, dia 15, o autor participa de bate-papo e lança o livro na Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim (Av. Magalhães de Castro, 12000 – tel: 11-3755-5811), a partir das 15h.


Estadão (14/08/2009)

  • Gustavo Chacra: Fazendas de Shebaa - o centro do conflito entre Israel, Líbano, Síria e Hezbollah: Uma vila e algumas fazendas se situam no centro de um conflito envolvendo Israel, Síria, Líbano e Hezbollah, com cada um dos quatro lados possuindo interesses distintos em jogo diante desta questão que ganhou impulso depois da recente eleição em Beirute e com a aproximação da administração de Barack Obama com o regime sírio de Bashar al Assad. Localizadas na fronteira sírio-libanesa, a cidade de Ghajar e as Fazendas de Shebaa estão nas mãos dos israelenses desde 1967. Antes deste período, estas duas áreas eram disputadas pelos governos libanês e sírio. Israel argumenta que estes territórios são uma extensão das colinas do Golã e eram da Síria até a Guerra dos Seis Dias, há 42 anos. Com a conquista e a posterior anexação, teriam se tornado parte de Israel, em ato não reconhecido pela comunidade internacional. Para se defender, os israelenses argumentam que a ONU confirma que Israel se retirou de todo o sul do Líbano em 2000. Na realidade, as Nações Unidas afirmam que a área era síria, mas, recentemente, decidiram montar uma comissão para investigar a quem pertence o território. >>> Leia mais, clique aqui.


Aurora (14/08/2009)

  • Al Fatah se renueva sin mujeres: Las mujeres no tienen cabida en el liderazgo del histórico movimiento palestino Al Fatah; así lo ha determinado el VI Congreso del partido que alumbró esta semana un Comité Central formado exclusivamente por hombres.


Pletz (13/08/2009)


Leia mais:


Veja mais:

14/08/2009

Nenhum comentário: