Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Israel ignora pressão de Obama e elogia menção a "Estado judaico"


Os artigos sobre Israel sempre atualizados você encontra aqui.



Destaque 1

  • Nosso Jornal Rio (Ano I - nº14 - 22 de setembro de 2009): Sheila Sacks: De Vítimas, Algozes e Reféns: Às vésperas do ano judaico de 5770, uma peregrinação inédita lembrou os 70 anos do início da 2ª Guerra Mundial e do Holocausto. Foi na cidade polonesa de Cracóvia, onde mais de 200 líderes das principais religiões do mundo, na primeira semana de setembro, caminharam sobre o solo empapado de sangue e tragédias dos campos de Auschwitz-Birkenau. Presente ao evento, o rabino Meir Lau, de Tel Aviv (rabino-chefe asquenazi de Israel no período de 1993 a 2003), lembrou a conversa que teve, em 1993, com o papa João Paulo II. Na ocasião o papa disse lembrar do avô de Lau caminhando para a sinagoga, aos sábados, sempre rodeado de muitas crianças. Rabino na cidade de Cracóvia onde o papa então servia como bispo, o avô de Lau tinha 47 netos. João Paulo II perguntou quantas dessas crianças sobreviveram ao Holocausto e ouviu que apenas cinco foram salvas. O irmão de 13 anos de Lau e todos os primos pereceram na guerra. O papa também se interessou em saber se o rabino Lau tinha filhos. Sobrevivente do campo de concentração de Buchenwald (foi salvo em 1945, com oito anos de idade) e hoje presidindo o Instituto Yad Vashem que abriga o Museu do Holocausto, em Jerusalém, Lau, de 72 anos, pôde dizer ao papa que sim, tinha filhos e netos, todos vivendo em Israel. E essa resposta, segundo o rabino israelense, seria a expressão de sua revanche às atrocidades do passado. Uma vida familiar plena, assentada na tolerância, na amizade, no amor e na paz.


Destaque 2

Sobre o Acordo Brasil e Vaticano segue abaixo alguns aspectos: Cenário Internacional, História do Acordo Brasil-Vaticano, Conteúdo ACORDO Brasil-Vaticano e o Ensino Religioso no Acordo Brasil-Vaticano.


Leia mais:


Destaque 3

  • IHU (23/09/2009): A raiz bíblica dos direitos humanos: "A história da interpretação da criação do homem à imagem de Deus não distingue o falso do verdadeiro, mas o 'verdadeiro' de hoje do 'mais verdadeiro' de amanhã e do 'igualmente verdadeiro' que os envolve. Ela fala de como os mundos religiosos – os monoteístas especialmente – foram obrigados a pensar a alteridade." A opinião é do teólogo italiano Alberto Melloni, em artigo publicado no jornal Corriere della Sera, 21-09-2009. A tradução é de Moisés Sbardelotto.



FSP online (23/09/2009)


Estadão (23/09/2009)

  • Gustavo Chacra: A um metro de Ahmedinejad e o que Lula respondeu sobre a reunião com o iraniano: (...) Cerca de duas horas mais tarde, o presidente brasileiro concedeu entrevista a jornalistas brasileiros. Lula chega, cumprimenta todos os repórteres, faz piada e, conforme o clichê, faz gracinha e pergunta do Corinthians. Ao abordar o Irã, disse não ter tocado na questão do Holocausto com Ahmedinejad. Tampouco conversou muito sobre o programa nuclear iraniano. De importante, anunciou a visita de Ahmedinejad ao Brasil em novembro e, em retribuição, a sua para Teerã no início do ano que vem. Na minha vez de perguntar na coletiva, perguntei a Lula se ele conversou com o líder di Irã sobre as acusações de fraude eleitoral na eleição iraniana de junho. O presidente brasileiro respondeu que os perdedores nunca se conformam com os resultados nas urnas. “Eu sou um dos poucos que aceitei as minhas derrotas. Seria muita petulância minha me meter em assuntos de outro país”, disse. Segundo o presidente, “85% dos iranianos participaram da votação. Que direito tenho eu de questionar o resultado eleitoral?”.


Leia mais:

AJN

CIDIPAL (El Centro de Información y Documentación de Israel para América Latina)

El Reloj

Iton Gadol

Aurora Digital

Haaretz (inglês)

Israel News Now

Israel21

Israelinsider

Jerusalem Post

Newseum

Yediot Achronot (inglês)



Veja mais:

23/09/2009

22/09/2009

Um comentário:

Unknown disse...

Claudia estou procurando informacoes sobre israel, quero cursar graduacao em historia, e me especializar em historia de israel, mas aqui no RS, as informacoes sobre isto sao muito vagas!!!
Desde ja agradeco!
rubiaroliveira@gmail.com