Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Amorim diz que Brasil está disposto a iniciar diálogo com o Hamas


Os artigos sobre Estudos Judaicos e Israel sempre atualizados você encontra aqui.




Destaque 1


Destaque 2

  • O método histórico-crítico e seu horizonte hermenêutico: A ênfase na gramática do texto, no aspecto histórico e no contexto de surgimento, próprios do Renascimento, humanismo e Reforma Protestante, antecipa um tipo de exegese que dominará a interpretação bíblica até o século XX. Essa pesquisa, chamada histórico-crítica, aplica à Bíblia a estratégia de suspeita e dúvida própria da prática científica do Iluminismo. Os pesquisadores reconheceram a distância temporal que separa a Escritura do intérprete. De acordo com F. D. Schleiermacher, o conceito de "compreensão" tem outra função: uma obra de arte perde sua significação se for removida de seu primeiro contexto. Esse contexto deve ser mantido para que se compreenda seu verdadeiro significado. Dilthey critica a pretensão dessa hermenêutica, opondo à explicação a compreensão. Esse processo passará por E. Husserl e M. Heidegger e culminará no pensamento de H. G. Gadamer, que considera a interpretação "diálogo entre o passado e o presente". A distância temporal entre intérprete e texto não precisa ser preenchida, nem para explicar nem para compreender. Este processo, com o nome de fusão de horizontes, torna-se aspecto importante da interpretação.
  • Hermenêutica fundamentalista: uma estética do interpretar: Neste artigo o fundamentalismo é analisado, em termos da genealogia foucaultiana, como uma estética do existir, na qual a relação com a verdade é estabelecida de modo autoritário, absoluto e intolerante. Traçando a genealogia da estética fundamentalista a partir da filosofia cartesiana, o artigo discute a presença e prática dessa relação com a verdade na religião, na filosofia e no mundo acadêmico em geral. Na segunda parte do artigo o foco recai sobre a hermenêutica bíblica fundamentalista, especialmente sobre a prática da leitura bíblica pelo fundamentalismo cristão iniciado no final do século XIX e primeira década do século XX, oferecendo algumas razões da fascinação que tal tipo de hermenêutica exerce sobre agentes religiosos.


O Globo (06/01/2010)


FSP (06/01/2010)


FSP online (06/01/2010)


Revista Época (06/01/2010)


Estadão (06/01/2010)


ZH (06/01/2010)


CB (06/01/2010)

  • MUNDO
  • Para ministro palestino, Brasil pode ser um novo ator nas negociações pela paz com israelenses
  • Celso Amorim diz que Brasil não mantém contato direto com o Hamas: O Brasil não mantém contato direto com o Hamas, mas o faria, se isso ajudasse a estimular o processo de paz no Oriente Médio, afirmou nesta quarta-feira o chanceler brasileiro Celso Amorim. "Tivemos um contato informal no passado, mas se isso fosse de ajuda, eu não excluiria", afirmou o ministro das Relações Exteriores ao ser indagado sobre a possibilidade de manter contato com o grupo islamita que controla a Faixa de Gaza. "Acreditamos no poder da razão. Talvez seja algo ingênuo, mas é assim que pensamos. Nós temos que conversar para convencer as pessoas de um ponto de vista", afirmou, falando aos jornalistas antes de um encontro com seu colega palestino, Riyad Al-Malki, em Genebra. Amorim fez questão de esclarecer que o Brasil não manterá contato com o Hamas sem o conhecimento da Autoridade Palestina. Al-Malki, por sua vez, alertou contra qualquer tipo de contato com o Hamas a menos que o grupo islamita respeite "as regras do jogo". "Todos os sinais que eles enviam demonstram que não ligam para suas responsabilidades e querem impor seu próprio sistema e regime em Gaza", acrescentou. "Qualquer tipo de ação ou aproximação com o Hamas hoje pode ser interpretado como um sinal de fraqueza da comunidade internacional e como um sinal de reconhecimento de fato dos sistema que o Hamas criou em Gaza através do golpe e da força. Por isso as pessoas precisam ter cuidado com isso", concluiu. O Brasil pleteia um papel de maior importância nos esforços internacionais para alcançar um acordo no Oriente Médio, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com viagens marcadas para Israel, Jordânia e territórios palestinos durante a semana de 15 de março próximo.


GP (06/01/2010)


Paraná online (06/01/2010)


Terra (06/01/2010)


G1 (06/01/2010)


Último Segundo (06/01/2010)


Uol Internacional / Mídia Global (06/01/2010)


IHU (06/01/2010)

  • O adeus à mulher de Bauman, autora de livros sobre o Holocausto: A escritora Janina Lewinson-Bauman, mulher do grande sociólogo Zygmunt Bauman, morreu na sua casa de Leeds, na Inglaterra, aos 83 anos de idade. Judia polonesa, Janina Bauman viveu a dramática experiência do gueto de Varsóvia. Formada em ciências sociais e políticas, trabalhou na indústria cinematográfica, abandonando a Polônia depois de 68 com o marido Zygmunt, que era um dos pontos de referência do movimento estudantil. A nota é do jornal La Repubblica, 05-01-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto. É autora dos livros autobiográficos "Inverno na manhã" (Ed. Zahar, 2005) e "Un sogno di appartenenza. La mia vita nella Polonia del dopoguerra" [Um sonho de pertença. A minha vida na Polônia do pós-guerra] (Il Mulino, 1997). Em italiano, também foi publicado o seu livro "Shoà" (Emi, 2005). A autora compartilhou com o marido Zygmunt Bauman, 84 anos, uma vida marcada pelos trágicos episódios que sacudiram a Europa com a Segunda Guerra Mundial e a divisão do mundo em dois blocos. O pai, oficial médico do exército polonês, havia desaparecido no massacre russo de Katyn, na primavera de 1940. Janina e Zygmunt tiveram três filhas.
  • Cristãos palestinos boicotam o Natal ortodoxo em Belém


Zenit (06/01/2010)


BBC Brasil (06/01/2010)


Aurora Digital (06/01/2010)


Pletz (05/01/2010)


Leia mais:


Veja mais:

05/01/2010

04/01/2010

03/01/2010

02/01/2010

01/01/2010


Nenhum comentário: