Os artigos sobre Estudos Judaicos e Israel sempre atualizados você encontra aqui.
Destaque 1
Destaque 2
- Chamada para artigos – Revista Eletrônica do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ: O objetivo da Revista Eletrônica do NIEJ é divulgar artigos e ensaios relevantes para a pesquisa e o ensino na área de estudos judaicos. Com peridiocidade trimestral, já foram publicados dois números em 2009, ano em que a revista foi lançada. A Revista do NIEJ possui uma seção regular de entrevistas e uma seção chamada miscelânea (fotos, concursos, poesia, contos), além de artigos, ensaios e resenhas na área de ciências humanas. As contribuições devem ser trabalhos originais em português, inglês ou espanhol. A publicação está condicionada à aprovação de pareceristas especialistas na área de estudos judaicos.
Destaque 3
Destaque 4
- Bom Dia Brasil (27/01/2010): Escola junta harmoniosamente judeus e palestinos: A iniciativa faz judeus e palestinos conviverem com respeito e amizade. Professoras contam que se sentem realizadas com o trabalho. Atualmente, 500 alunos de diferentes crenças sentam-se lado a lado.
- SporTV.com.br (29/01/2010): Zona de Impacto: um mergulo com os golfinhos no Mar Vermelho em Israel
O Globo (30/01/2010)
- 'Tomaria a decisão outra vez': Blair depõe em inquérito e afirma que a guerra do Iraque tornou o mundo mais seguro
- Hamas acusa o serviço secreto de Israel por assassinato em Dubai: Mahmoud al-Mabhouh era fundador do braço armado do grupo
FSP (30/01/2010)
- Oriente Médio: Morte de líder do Hamas põe em risco a trégua com Israel
Clóvis Rossi: O que os palestinos esperam de Lula - Blair defende decisão de ter atacado Iraque
Morte de líder do Hamas ameaça trégua
- Clóvis Rossi: O que os palestinos esperam de Lula
Na visita de março ao Oriente Médio, torcida é para que ele possa ajudar a modificar a "química" da negociação
NA PAREDE em frente à porta principal do Centro de Congressos de Davos, QG dos encontros anuais do Fórum Econômico Mundial, há uma grande foto em que Iasser Arafat, o histórico líder palestino, morto em 2004, dá as mãos a Shimon Peres, hoje o presidente de Israel.
Foto feita em Davos em 2001, quando Arafat e Peres se tratavam de irmãos e parceiros para a paz, que parecia quase ao alcance.
Nove anos depois, um dos sucessores de Arafat na liderança palestina, o primeiro-ministro Salam Fayad faz uma análise "desencorajadora" da situação, que remete inevitavelmente à total impossibilidade de repetir-se em um futuro próximo (ou talvez remoto) um aperto de mãos entre os dirigentes das duas partes, quanto mais um tão caloroso como o de 2001.
É nesse cenário pouco animador que vai se meter, em março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com visita oficial já marcada a Israel, territórios palestinos e Jordânia.
"O envolvimento do Brasil é muito bem-vindo", diz Fayad, que explica didaticamente qual é o papel que imagina para o Brasil em um contexto em que nem as potências conseguiram destravar.
Na sua visão, o processo de negociação segue duas trilhas que "se reforçam mutuamente". Uma delas é a construção de instituições palestinas com a solidez suficiente para assumir, em algum momento que Fayad nem ousa imaginar, o comando do Estado a ser criado.
A seu lado, Carl Bildt, o ministro sueco do Exterior, muito envolvido com Oriente Médio, dá um depoimento otimista: "Houve uma melhoria verdadeiramente dramática na governança".
Mas é uma avaliação muito parcial porque não abarca a faixa de Gaza, em que o movimento fundamentalista Hamas tomou o controle, desalojando a Autoridade Nacional Palestina, da qual Fayad é o primeiro-ministro.
O premiê reconhece que nesse capítulo da governança (a reunificação do governo das duas partes em que se divide o território palestino) se está em uma situação "problemática e difícil". E, sem a unificação, não há como pensar em um Estado palestino: "O Estado palestino não será em uma parte do território, mas na margem ocidental [do rio Jordão, governada pela ANP] e na faixa de Gaza".
O Brasil entra na segunda trilha desenhada por Fayad, que é o processo político de negociação com Israel, que só pode avançar se houver o envolvimento da comunidade internacional. "E o Brasil ocupa uma posição importante na comunidade internacional", diz Fayad.
Fayad não é o único a esperar algo do Brasil. Amr Moussa, secretário-geral da Liga Árabe e um dos mais competentes diplomatas do Oriente Médio, aposta na capacidade de Lula de interferir no que chama de "química da negociação". Explica: "O que está na moda é o gerenciamento da crise. Mas precisamos é resolver a crise".
Moussa conta com uma firme tomada de posição de Lula em favor de "uma verdadeira paz".
Por muito complicada que seja a missão de Lula, Fayad tem um argumento mais de esperança do que de realismo: "Já houve outros momentos em que uma saída parecia impossível".
FSP online (30/01/2010)
Estadão (30/01/2010)
- ISRAEL - Notícias, Fotos e Vídeos sobre Israel
- Blair defende invasão ao Iraque e diz que derrubaria Saddam de novo
- Inquérito pode prejudicar imagem dos trabalhistas
Erro de ex-premiê foi sua aliança incondicional com Bush - Hamas acusa Israel de assassinar líder militar
- 29/01/2010: Arquivos secretos sobre Pio XII serão abertos em 5 anos: O prefeito do Arquivo Secreto Vaticano, Sergio Pagano, informou que os registros referentes ao pontificado de Pio XII (1939-1958) estarão disponíveis para o acesso de estudiosos em até cinco anos. Em entrevista ao jornal Il Messaggero, Pagano explicou que os arquivos permanecem secretos por "motivos técnicos", não por razões "políticas". De acordo com ele, o Vaticano trabalha na "preparação, sistematização, inventário, numeração de um complexo de documentos muito extenso" - mais de 16 milhões de textos. "A Santa Sé tem todas as vantagens na abertura dos registros do pontificado de Pio XII, que foi crucial por muitos aspectos, mas de quem não há nada a temer", afirmou. >>> Leia mais, clique aqui.
JB (30/01/2010)
- Invasão do Iraque foi correta, diz Blair - Pág. 19
- Talibã estuda proposta de Karzai - Pág. 19
- Bin Laden fala sobre mudança climática - Pág. 19
CB (30/01/2010)
GP (30/01/2010)
Paraná online (30/01/2010)
Terra (30/01/2010)
G1 (30/01/2010)
Último Segundo (30/01/2010)
IHU (30/01/2010)
Aurora Digital (30/01/2010)
- Mundo Judío
- Oriente Medio
- Nacional (Israel)
Revista Época (29/01/2010)
- Omar Hammami: o garoto popular nos EUA que virou terrorista: O jornal americano The New York Times traz nesta sexta-feira (29) uma história surpreendente sobre um homem chamado Omar Hammami. Nascido em 1984 nos Estados Unidos, filho de um sírio e uma americana, Omar teve uma vida comum a muitos garotos americanos até o último ano do colégio: era popular na escola, tirava boas notas, gostava de jogar vídeo-games e namorava uma das garotas mais populares da escola. A vida de Omar começou a mudar após a terceira visita que ele fez à Síria, terra natal do pai. De volta para casa, vivendo em uma comunidade cristã no sul dos EUA, ele decidiu se tornar muçulmano e passou a tentar converter os colegas. Na faculdade, Omar seguiu o mesmo caminho, e se tornou um personagem polêmico por defender o terrorista saudita Osama bin Laden e agir de forma hostil com uma professora judia. Omar, então, passou a ouvir os sermões de um pregador americano muçulmano que condenava os atos de terrorismo, mas logo mudou de opinião e passou a simpatizar com o terrorismo. O garoto então abandonou a faculdade, se mudou para o Egito e, de lá, para a Somália. Hoje, Omar é um dos principais líderes do Al-Shabab (a juventude, na tradução literal), um grupo terrorista ligado à Al-Qaeda que luta contra o fraco governo local para estabelecer um Estado islâmico no país. >>> Leia mais, clique aqui.
BBC Brasil (29/01/2010)
- Israel
- Oriente Médio
- Vídeo: Guerra pela água: Recursos hídricos na Cisjordânia causam tensões entre Israel e palestinos.
Leia mais:
- Viajantes do Tempo
- Vaad Hashoa Brasil - Comitê do Holocausto Brasil
- ROITBLOG
- AJN
- CIDIPAL (El Centro de Información y Documentación de Israel para América Latina)
- El Reloj
- Iton Gadol
- Aurora Digital
- Haaretz (inglês)
- Israel News Now
- Israel21
- Israelinsider
- Jerusalem Post
- Newseum
- Yediot Achronot (inglês)
Veja mais:
29/01/2010
28/01/2010
27/01/2010
- Judeus lembram Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
- Velho foco de terrorismo volta a chamar atenção
Nenhum comentário:
Postar um comentário