Os artigos sobre Estudos Judaicos e Israel sempre atualizados você encontra aqui.
Destaque 1
- Dia Internacional de Lembrança das Vítimas do Holocausto / Brasil: Memória do Holocausto e Educação: O Dia Internacional de Lembrança das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro), como ficou conhecido o extermínio de milhões de judeus e outros grupos considerados indesejados pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial, é celebrado oficialmente em 27 de janeiro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, para lembrar o dia da libertação dos prisioneiros do campo de concentração nazista de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polônia, ocorrida em 27 de janeiro de 1945. As Nações Unidas adotaram nova resolução, em janeiro de 2007, condenando as declarações que negarem a ocorrência do Holocausto. O documento, aprovado por consenso por mais de 100 países, teve o Brasil como co-patrocinador.
- FIERJ/Comunidade na TV: Entenda o Holocausto
Destaque 2
- Sérgio Feldman: Nas entrelinhas do texto: modelos humanos na Bíblia
Destaque 3
- Tu Bishvat 2010: Tu Bishvat, o 15 de Shevat no calendário judaico, é o dia que assinala o início de um "Ano Novo das Árvores."
Destaque 4
- Duzentos anos da presença judaica na Amazônia: A programação da comemoração dos 200 anos da presença judaica na Amazônia encontra-se disponível on-line no portal Amazônia Judaica, clique aqui. A comemoração acontece no momento em que o Congresso Nacional sanciona a lei que estabelece o Dia Nacional da Imigração Judaica – dia 18 de março.
O Globo (27/01/2010)
Velho foco de terrorismo volta a chamar atenção: Reunião em Londres, hoje, busca maneiras de conter a expansão da al-Qaeda no Iêmen
José Meirelles Passos
No poder há 31 anos, o presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, costuma se gabar dizendo que governar aquele país “é como dançar com serpentes”.
A essa altura, porém, com o espaço dessa dança se restringindo — ele controla apenas um terço da nação — o mandatário se mostra inclinado a aceitar uma ajuda externa, que começa a ser articulada hoje em Londres por chanceleres de 21 países.
Saleh enviou para lá uma delegação de primeiro nível, chefiada pelo primeiro-ministro Ali Muhammad al-Mujawar. O seu principal objetivo é obter cooperação para acabar com a guerra civil que acontece no Norte do país, onde tribos xiitas pretendem estabelecer um território próprio; e para enfrentar um movimento separatista no Sul, onde outras tribos — desprezadas pelo governo — almejam a sua autonomia.
A Inglaterra e os Estados Unidos, que patrocinam a reunião convocada pelo primeiro -ministro britânico Gordon Brown, têm outra preocupação: a de treinar tropas iemenitas, além de oferecer apoio de inteligência e armas ao governo, para brecar a rápida expansão do grupo terrorista alQaeda, de Osama bin Laden, que voltou a fazer do Iêmen uma grande base de treinamento de novos recrutas.
Só agora dá-se atenção a uma nova franquia Bin Laden — denominada al-Qaeda da Península Arábica — que foi criada há exatamente um ano no Iêmen, com a chegada de militantes do Iraque e da Arábia Saudita, para se juntar aos iemenitas, e alguns dos que tinham sido liberados pelos EUA da prisão na base de Guantánamo.
Descentralizada, a al-Qaeda se tornou mais perigosa
Esse interesse foi despertado pela tentativa de explodir um jato comercial americano, na véspera do Natal, durante um voo para Detroit, feita por um nigeriano treinado no Iêmen.
Ontem, o presidente Barack Obama procurou tranquilizar os americanos, dizendo que o fato de Bin Laden ter reivindicado o ataque apenas um mês mais tarde, era um indício do quanto ele estaria isolado pois aquele golpe não teria sido comandado por ele.
No entanto, um novo informe do Senado americano — que hoje será apresentado em Londres — registra que agora o perigo é maior, devido à descentralização.
“Enquanto as metas de curto prazo da alQaeda continuam as mesmas, seus métodos mudaram”, diz um trecho. “Eles agora arrecadam o seu próprio dinheiro, e planejam e executam ataques de forma independente. As decisões operacionais são tomadas rotineiramente a nível local, e não por Bin Laden”.
FSP online (27/01/2010)
CB (27/01/2010)
GP (27/01/2010)
Paraná online (27/01/2010)
Terra (27/01/2010)
G1 (27/01/2010)
Último Segundo (27/01/2010)
Pletz (27/01/2010)
Aurora Digital (27/0012010)
- Mundo Judío
- Oriente Medio
- Nacional (Israel)
Estadão (26/01/2010)
- ISRAEL - Notícias, Fotos e Vídeos sobre Israel
- Ensino do Holocausto em escolas precisa ser reforçado: As escolas e museus europeus precisam tornar mais clara a relação entre o Holocausto e os direitos humanos quando ensinam as atrocidades do nazismo, defendeu um estudo publicado na terça-feira, véspera do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. >>> Leia mais, clique aqui.
Deutsche Welle (26/01/2010)
- Comissão parlamentar quer banir burca de instituições públicas na França
- Nova estratégia alemã para Afeganistão prevê maior ajuda civil
Leia mais:
- Viajantes do Tempo
- Vaad Hashoa Brasil - Comitê do Holocausto Brasil
- ROITBLOG
- AJN
- CIDIPAL (El Centro de Información y Documentación de Israel para América Latina)
- El Reloj
- Iton Gadol
- Aurora Digital
- Haaretz (inglês)
- Israel News Now
- Israel21
- Israelinsider
- Jerusalem Post
- Newseum
- Yediot Achronot (inglês)
Veja mais:
26/01/2010
25/01/2010
- Número de ataques anti-semitas é o maior desde a 2ª Guerra
- Quantidade de atos antissemitas registrados no mundo em 2009 foi a maior da década
24/01/2010
- Iêmen: um templo de ideias e radicalismo
- A lista de 'Schindler': Dois diretores brigam para contar a história do embaixador Souza Dantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário